Gestão e Colaboração

5 dicas para manter sua equipe engajada e produtiva no home office!

COMPARTILHE

O trabalho remoto se tornou uma necessidade neste ano. Contudo, manter a equipe engajada e produtiva pode não ser uma tarefa simples — principalmente porque o home office foi uma imposição das circunstâncias e não o resultado de um longo planejamento da empresa. 

Aliás, esse planejamento está sendo feito no mesmo momento em que o trabalho a distância é executado. Isso gera ruídos na comunicação e pode reduzir a produtividade.

Para ajudá-lo a lidar melhor com esse período tão conturbado, separamos algumas dicas que vão deixar a sua equipe engajada e produtiva! Vamos lá?

1. Respeite os horários 

É importante que você se lembre que existe uma forte carga emocional no momento em que estamos vivendo. As pessoas podem estar mais estressadas, amedrontadas e até magoadas. 

Por isso, enviar mensagens fora do horário habitual pode gerar estresse, fazendo com que o colaborador fique ansioso sem necessidade. Se a mensagem puder aguardar o dia seguinte, aguarde. 

Outra dica é avaliar a linguagem usada. Evite o tom agressivo. Uma dica é ler a mensagem em voz alta. Assim, você tem uma ideia de como ela será recebida pelo seu colega. 

2. Fuja do WhatsApp 

O WhatsApp não é uma ferramenta que deve ser usada no ambiente corporativo. Em primeiro lugar porque as pessoas o consultam o dia todo e isso faz com que elas se sintam à vontade para enviar mensagens fora do horário de trabalho. Ninguém quer acordar de madrugada com uma mensagem falando de um relatório, não é mesmo?

Em segundo lugar, existe o fato das mensagens do trabalho se misturarem com as de cunho pessoal. Aí, a produtividade é duramente impactada. A pessoa vai tirar uma dúvida sobre o trabalho, mas acaba conversando por horas com os amigos. Esse cenário está longe de ser o de uma equipe engajada e produtiva, não é verdade?

Existem ferramentas criadas apenas para o ambiente corporativo, como Microsoft Teams e o We Talk It. Usá-las é muito mais inteligente e produtivo. 

3. Planeje suas reuniões 

Reuniões longas, que não chegam a lugar nenhum e que envolvem muitas pessoas são um problema para a produtividade. O tempo em que os colaboradores estiverem presos nessas conversas significa um desperdício da jornada de trabalho, podendo gerar atrasos nas tarefas. 

Antes de convocar uma reunião, crie um roteiro do que será dito, estabeleça um tempo máximo e avalie quem deve participar da conversa. Em muitos casos, as reuniões podem ser substituídas por um e-mail. 

4. Treine os colaboradores 

Nem todo mundo se adapta rapidamente às ferramentas digitais. Considere isso e faça um treinamento com os seus funcionários, colocando-se à disposição para demonstrar o uso dos sistemas que serão usados. 

Esse treinamento não precisa ser em grupo, a empresa pode tentar desenvolvê-lo de forma individual. Não se esqueça de compartilhar os materiais de apoio que os desenvolvedores dessas ferramentas divulgam. 

5. Seja compreensivo 

Estamos vendo vários vídeos de reuniões sendo interrompidas por crianças, animais de estimação etc. Isso é normal. Todos estão tentando se adaptar às novas circunstâncias. Reproduzir o ambiente corporativo dentro de casa pode ser muito mais complicado do que parece. 

Sendo assim, se algo der errado, avalie o que pode ser feito para corrigir o processo. As ferramentas digitais corporativas oferecem relatórios que podem ajudá-lo nessa missão. 

Agora que você entendeu como fazer para tornar a sua equipe engajada e produtiva reavalie os processos de comunicação da sua empresa durante o home office deste ano.

Posts relacionados

Conheça nossas soluções

A Wetalk.it fornece soluções de comunicação avançadas que se adequam às necessidades e momentos do seu negócio!

conhecer soluções