6 sinais que mostram se a sua empresa tem problemas de comunicação

6 de setembro 2018

O modo como os seus colabores se comunicam faz toda a diferença para o desempenho do seu negócio. Os problemas de comunicação podem afetar o empreendimento de diferentes maneiras, desde a ocorrência de falhas em processos, até o aumento dos custos.

Se o seu negócio ainda conta com várias filiais, esse cenário é ainda mais prejudicial, pois não haverá uma integração saudável entre elas, o que consequentemente comprometerá a evolução do seu empreendimento.

Para que esse tipo de problema não aconteça com você, separamos nesse post seis sinais que mostram se você está tendo com problemas de comunicação na sua companhia e como resolvê-los. Confira!

Sinais que evidenciam problemas de comunicação na empresa

 

Existem vários sinais que podem mostrar claramente a falta de uma comunicação eficaz dentro de uma corporação. E o primeiro deles é:

1.      Muitos Gastos com Viagens

O excesso de gastos com deslocamento de pessoal entre as unidades de uma empresa, é um sinal claro de que há algo de errado em seu processo de comunicação.

Isso porque hoje em dia, existem vários recursos tecnológicos que possibilitam a troca de informações entre matriz e filiais, onde tudo acontece de maneira digital, reduzindo assim, as despesas com deslocamento de colaboradores.

Seja por meio de um sistema de videoconferência, ou através de soluções personalizadas em telefonia, a verdade é que atualmente é possível dinamizar a comunicação interna e externa dos colaboradores de uma empresa e se isso não acontece na sua companhia, então esse é um sinal grave de que algo precisa ser feito para melhorar a comunicação corporativa do seu negócio.

2.      Falta de agilidade no atendimento ao cliente

A falta de agilidade na hora de atender o cliente também é um dos sinais de que você está tendo problemas de comunicação. Informações erradas são passadas, demora no atendimento ao cliente, colaboradores que não conseguem encaminhar o atendimento para outro departamento.

Tudo isso mostra o quanto o seu sistema de comunicação está falho, o que contribui não só para reduzir a produtividade na sua empresa, como também para deixar os clientes insatisfeitos com o seu negócio.

3.      Falta de interação entre as equipes

Para que uma empresa consiga crescer em meio a um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que haja uma colaboração continua por parte dos funcionários. E isso só é possível quando a interação entre eles funciona de maneira efetiva.

Isso porque, um ambiente corporativo envolve o alcance de objetivos e metas. E para cumpri-las com êxito, é preciso que não haja falhas na interação entre a equipe.

4.      Dificuldades em treinar equipes à distância

Se para manter sua equipe treinada e muito bem capacitada, é necessário aplicar treinamentos in loco, porque os sistemas usados para capacitar funcionários à distancia apresenta falhas ou se mostram insuficientes para garantir uma boa interação, então isso significa que a sua empresa está com sérios problemas de comunicação.

5.      Improdutividade da equipe

Ambientes corporativos que não conseguem estabelecer um sistema de comunicação eficaz entre os seus colaboradores, tendem a sofrer constantemente com a queda na produtividade, justamente porque os integrantes da sua equipe não consegue alcançar seus potenciais dentro da corporação.

6.      Desmotivação dos colaboradores

Uma comunicação interna ineficaz também gera a desmotivação dos colaboradores. Isso acontece, principalmente porque os funcionários acabam percebendo que não conseguem trocar informações ou continuar processos, o os torna menos engajado.

Consequentemente, a empresa é afetada como um todo, justamente porque o cerne dela, aquilo que a move, não está funcionando da maneira que deveria.

 

Como acabar com os problemas de comunicação da sua empresa?

Para solucionar problemas de comunicação como os que foram citados acima, a melhor alternativa é implantar um sistema de comunicação unificada.

Por meio dele, todos os colaboradores podem se conectar de maneira ágil, e a troca de informações ocorre de maneira fluida e sem gargalos que impossibilitem a interação efetiva das unidades empresariais.

Além disso, esse tipo de solução também ajuda a estreitar laços com clientes e fornecedores, por meio de atendimentos mais eficazes. Consequentemente, ela também reforça imagem da marca.

Com um sistema de comunicação unificada atuando na sua empresa, você consegue oferecer suporte para os seus funcionários, mesmo de longe. Tudo isso porque eles contam com sistema que possibilita desde a realização de videoconferências, até a criação de ramais internos.

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