A diferença do trabalho remoto e o home office

21 de julho 2021

Nos últimos tempos tornou-se comum que profissionais exerçam as atividades fora do escritório. Por conta disso, termos como home office e trabalho remoto passaram a ser mais falados e colocados em prática.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, eles não são sinônimos e possuem algumas importantes diferenças. Para não que você não se confunda com esses dois conceitos, vamos entender melhor o que é o home office, o trabalho remoto e conhecer o que diferencia um do outro.

O que é home office?

Trabalhar sem sair de casa e ter o seu próprio escritório já existia muito antes da pandemia, mas foi no início de 2020 que ele conquistou muitos adeptos. Trata-se de um tipo de teletrabalho – que veremos mais adiante – onde o profissional passa mais tempo fora da sede da empresa do que nela.

No home office é possível que o colaborador trabalhe alguns dias presencialmente, mas para se encaixar nesta categoria é necessário que a maior parte do tempo seja feita fora do escritório.

O que é trabalho remoto?

Desde o início da pandemia de COVID-19 nos acostumamos a chamar home office qualquer forma de trabalho que seja feito da própria casa ao invés de estar na empresa.

Mas isso está errado.

O trabalho remoto é quando a pessoa passa o tempo todo exercendo as atividades profissionais fora do escritório – algo que se tornou muito comum desde 2020 pelas medidas de isolamento social.

Este formato exige que a empresa e os colaboradores tenham uma boa organização, mantenham uma comunicação remota eficiente e sejam muito disciplinados.

Como fazer o home office ou trabalho remoto funcionar na sua empresa?

Além de uma boa dose de dedicação, é possível manter uma excelente produtividade se a companhia se preparar adequadamente e fornecer a estrutura para que os funcionários possam desempenhar as atividades em casa.

Isso significa principalmente melhorar a comunicação interna, como nas reuniões ágeis e eficientes no Zoom. Esse é um ponto muito importante e que se for bem planejado pode até mesmo tornar o trabalho remoto e o home office como soluções definitivas e muito econômicas para uma empresa.

Elas apresentam um excelente custo-benefício e podem ser customizadas conforme a sua necessidade.

Seja no home office ou no trabalho remoto, é possível trabalhar muito bem e conseguir ótimos resultados. Esses modelos são tão bons, que muitas companhias já cogitam manter esse formato mesmo depois que o isolamento social acabar.

Para isso, é preciso se preparar desde já e conhecer as soluções personalizadas para a comunicação da sua empresa que a Wetalk.it tem para você. Elas são feitas sob medida para te ajudar a crescer com a ajuda da tecnologia onde quer que sua equipe esteja.

Posts recentes

Deixe um comentário