Tecnologia ao nosso favor: audiência por videoconferência

30 de novembro 2018

A audiência por videoconferência promete, mais do que reduzir custos, otimizar o sistema judiciário brasileiro. Com isso, o tempo de resolução de processos e divulgação de condenações iria cair drasticamente, desafogando o sistema.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo esse artigo e descubra o que é a audiência por videoconferência. E principalmente como essa inovação pode ajudar a melhorar o Sistema Judiciário Brasileiro.

O que é a audiência por videoconferência?

A audiência por videoconferência nada mais é do que um espaço virtual. No qual as partes envolvidas em um processo se reúnem para levar a ação adiante.

Assim como acontece com as audiências presenciais, a realizada por videoconferência segue todo o protocolo estabelecido pela justiça. A única diferença é que as partes não precisam se deslocar até um tribunal.

Tudo é feito dentro de um ambiente virtual que tem o aporte de periféricos específicos, bem como softwares totalmente seguros, para garantir a segurança e autenticidade das audiências frente às partes envolvidas.

A audiência por videoconferência já vem sendo testada e utilizada em vários lugares no Brasil. Em 2015, a 11ª Vara federal da Justiça Federal no Ceará realizou a primeira transmissão do gênero, que contou com a participação do Ministério Público Federal, representado pelo procurador da República Samuel Arruda.

Além disso, o evento teve apoio da Direção do Foro da JFCE e a participação dos servidores do Setor de Informática. Tudo isso para que o processo corresse bem. E ele foi um verdadeiro sucesso.

Como a audiência por videoconferência pode ajudar a Justiça Brasileira?

É natural ficar em dúvida sobre o funcionamento da audiência por videoconferência, até mesmo por desconhecerem essa tecnologia.

Contudo, ela pode auxiliar a Justiça brasileira de diferentes formas. E já conta com soluções que oferecem toda a segurança necessária para os processos.

Ao adotar o sistema de audiência por videoconferência, é possível:

Reduzir custos

Com a utilização desse tipo de tecnologia, será possível reduzir custos de processos. Isso porque os magistrados poderão coordenar todo o procedimento e intermediação das partes de seus próprios gabinetes, sem gerar despesas de deslocamento.

Mais segurança para os processos

Outro beneficio que a audiência por videoconferência pode oferecer à Justiça Brasileira é o fato dela proporcionar mais segurança durante a execução das audiências.

Como o processo é feito dentro de um ambiente virtual como toda a proteção de dados fornecida pela criptografia, todas as informações repassadas durante a audiência ficam armazenadas com segurança em bancos de dados.

Isso acaba diminuindo o risco envolvendo a perca de informações importantes para a elucidação dos casos trabalhados em cada audiência, por exemplo.

Otimização de processo

Um dos maiores obstáculos da Justiça Brasileira é o tempo. Hoje, muitos processos levam meses ou até anos para serem concluídos.

Isso acontece por conta do grande volume de processos que precisam ser julgados bem como a falta de profissionais que consigam atender toda essa demanda.

Além disso, a necessidade de reserva de espaços e deslocamento até um determinado local para a realização das audiências também é um fator que promove o atraso na conclusão de muitos casos judiciais.

Com a audiência por videoconferência haverá uma otimização e simplificação de processos. Como magistrados poderão lidar com eles sem sair de gabinetes, o tempo para resolução irá diminuir, tirando a sobrecarga que existe no sistema atualmente.

Evita-se a exposição dos envolvidos

Outro diferencial da audiência por videoconferência é que ela irá diminuir a exposição dos envolvidos, principalmente das vítimas e testemunhas que acabam sendo muito expostas durante uma audiência. Isso trará mais tranquilidade e segurança a todos os envolvidos no processo.

Esses são apenas alguns dos diferenciais que essa solução promete trazer.

Usar a tecnologia a nosso favor é fundamental se quisermos uma sociedade melhor, pois, somente essas inovações poderão facilitar vários aspectos de nossas vidas. E a audiência por videoconferência é uma delas.

Gostou do post? Então comente abaixo e nos diga sua opinião sobre o assunto!!!

Posts recentes

Deixe um comentário