Como as telas interativas estão inovando no setor da educação

20 de julho 2021

A forma como aprendemos vem mudando muito nos últimos anos, muito por conta dos avanços tecnológicos. Entre os principais destaques está a tela interativa, que permitem um ensino muito mais moderno, dinâmico e cheio de possibilidades.

Aliadas com o que há de mais atual no mundo, estes dispositivos têm conquistado muitos adeptos e trazem uma série de benefícios que tornam a tela interativa uma companheira necessária para a educação no presente e com um toque de futuro.

O que é uma tela interativa?

Antes de falarmos sobre as vantagens, é preciso conhecer a tela interativa e o que a torna tão incrível. Trata-se de uma tela gigante com todas as funcionalidades importantes de um computador e recursos de interatividade.

Por meio delas é possível escrever, fazer anotações, destaques e muitas outras funcionalidades que se tornam essenciais em uma apresentação ou mesmo durante uma aula.

A principal diferença delas para as telas normais é a facilidade de fazer tudo isso que falamos, pois, não é necessário interromper a fala e “quebrar” o ritmo do apresentador enquanto ele está usando a tela interativa.

A tela interativa e a educação

O uso da tela interativa como ferramenta de ensino tem crescido muito nos últimos tempos e os benefícios obtidos por ela ajuda a explicar os motivos. Com um bom custo-benefício, elas permitem que os educadores ultrapassem as barreiras e explorem ao máximo o potencial da tecnologia no aprendizado.

Com ela fica muito mais fácil – e interessante – exibir slides, vídeos, imagens e gráficos. Em um momento onde a atenção dos alunos é muito disputada, usar a tela interativa é uma ótima maneira de demonstrar que o ensino pode ser muito interessante.

Benefícios da tela interativa

Para demonstrar porque vale a pena usar uma tela interativa na educação, confira algumas vantagens obtidas por quem conta com elas no dia a dia.

  • Acessibilidade → Pessoas com deficiência costumam enfrentar muitas barreiras no cotidiano e a educação não pode ser mais uma. A tela interativa facilita o aprendizado de alunos com necessidades especiais e torna o ambiente escolar muito mais inclusivo para todos.
  • Ensino mais atrativo → Apenas os livros não conseguem mais prender a atenção dos estudantes mais jovens. E a tela interativa é capaz de virar esse jogo e apresentar informações e conteúdos de uma maneira muito mais interessante, atraente e divertida.
  • Tendência de ensino → Elementos como a gamificação e a interatividade não é novidade, mas estão em alta agora na educação. Substituir o antigo quadro negro por uma tela interativa é um importante passo nesse processo e que fará diferença para a instituição que sair na frente.

Mais do que uma tecnologia moderna, a tela interativa é um elemento transformador no ensino como um todo. Assim como hoje é impossível imaginarmos um ensino de qualidade sem computadores, o futuro começa a dar as caras agora e é preciso estar atento ao que começa a surgir.

Para saber mais sobre esse assunto, conheça a tela interativa da Benq e saiba como elas podem te ajudar a crescer ainda mais.

Posts recentes

Deixe um comentário