O que é e como fazer networking?

17 de janeiro 2020

Nos últimos anos a palavra networking ou network se tornou uma verdadeira moda no universo empresarial. Essa pequena palavra que esconde um peso tão grande pode ser a chave do crescimento de empresas ou até mesmo fortalecimento de carreiras. Afinal, através dela é possível colocar em prática aquele velho ditado “estamos há apenas seis pessoas de distancia de qualquer outra em uma rede que envolve o mundo todo”. Então, se você deseja saber um pouco mais e entender como aumentar seu networking, confira as informações que separamos.

 

O que é networking?

Antes de saber como fazer networking é preciso entender um pouco mais sobre o conceito que envolve essa palavra.

Networking é uma palavra em inglês que ao pé da letra significa “rede de trabalho”. Ou seja, formar uma rede de networking nada mais é do que fazer conexão com pessoas que você possa se relacionar para atingir objetivos, sendo eles em comum ou não.

Essa rede pode ser composta por colegas de faculdade, colegas de trabalho, amigos, vizinhos, chefes, parceiros comerciais e entre outros.

 

Qual a importância do networking?

Seja para o fortalecimento profissional ou crescimento de empresas fazer saber como fazer networking é importante.

No mercado de trabalho, o networking permite o contato constante entre profissionais e empresas na área de atuação do profissional.

Já para empresas, ele cria oportunidades que podem gerar futuros negócios, parcerias e até mesmo investimentos.

Saiba mais: como escolher o serviço de cloud ideal para minha empresa?

Como fazer networking?

  1. Descubra uma forma de iniciar o contato

Sabemos que não existe uma formula máxima para se iniciar um contato de networking. No entanto, alguns cuidados podem ser tomados para que a experiência seja proveitosa para ambas às partes. Confira:

  • Tente entender o perfil da pessoa que você irá entrar em contato
  • Foque em pessoas extrovertidas
  • Ao final de palestras tente fazer perguntas quando surgir à oportunidade
  • Use as redes sociais a seu favor, sempre adequando sua comunicação à plataforma.
  1. Se conecte com pessoas relevantes

A chave do networking está nas conexões que são feitas. Afinal, quanto mais relevantes e ativas forem essas pessoas, mais chances você terá de alcançar seus objetivos.

Dessa forma, focar em pessoas relevantes profissionalmente pode facilitar todo esse processo.

  1. Não se esqueça de se atualizar

Atualizar constantemente seus conhecimentos na sua área de atuação permite maior domínio em assuntos. Dessa forma, você terá mais assunto para gerar conversas interessantes.

Além disso, essa estratégia possibilita que você se torne uma pessoa ativa e apresente-se como uma autoridade no assunto. Característica que proporciona maior credibilidade e reconhecimento ao seu trabalho.

  1. Não suma

O sucesso de uma rede de networking está no engajamento das pessoas com você. Dessa forma, a comunicação deve ser mantida constantemente. Pense assim, para que negócios sejam fechados, é preciso que as pessoas te conheçam e lembre-se de você. Ou seja, se faça presente sempre que necessário. Aproveitem de encontros presenciais, workshops, palestras, cursos e feiras para estabelecer o contato com as pessoas que fazem parte do seu círculo profissional.

Leia também: entenda como avaliar os custos benefícios de um sistema de videoconferência

 

Agora que você sabe como fazer networking, que tal conhecer um pouco mais sobre a Wetalkit, empresa que oferece soluções para nutrir sua rede de contatos de forma digital.

Posts recentes

Deixe um comentário