Como migrar para o home office sem perder a integração com a equipe?

8 de novembro 2019

Muitas empresas têm optado por manter parte dos colaboradores trabalhando em casa. Seja para reduzir custos, ou mesmo para otimizar a produtividade no serviço, a verdade é que essa prática tem sido bastante adotada ultimamente. O problema, é que nem todo mundo sabe como migrar para o home office sem comprometer a integração da equipe.

Se você é um deles, então saiba que é preciso fazer algumas mudanças dentro do seu negócio para que essa decisão não acaba afetando a integração da equipe. Afinal, o foco é reduzir despesas, e não a produtividade e resultados dos colaboradores.

Pensando nisso, reunimos nesse post algumas dicas sobre o que deve fazer para migrar para o home office e continuar mantendo a integração que existe na sua equipe de trabalho.

Dicas de como migrar para o home office e manter a integração da equipe

Uma das primeiras dicas que precisa adotar para fazer a migração do seu negócio para o home office sem prejudicar a integração da sua equipe é:

Realize reuniões diárias através de videoconferência

Um dos pontos importantes para manter sua equipe sempre trabalhando de forma integrada é realizar reuniões diárias. Através delas é possível sempre monitorar o andamento do cronograma do time, além de alinhar questões pertinentes ao negócio.

Você pode fazer isso através de videoconferências. Investindo nos equipamentos e softwares corretos, é possível não só manter essa integração, como otimiza-la gradativamente com o tempo.

Invista em recursos de comunicação integrada

Mais uma das dicas sobre como migrar para o home office é investir em recursos de comunicação integrada. Com eles, ficará bem mais fácil manter esse trabalho colaborativo entre os seus funcionários. Mesmo com eles trabalhando diariamente em casa.

Com esse tipo de recurso, você poderá, por exemplo, compartilhar projetos e arquivos importantes, inclusive enquanto realiza as reuniões.

Tenha ambientes apropriados para a realização de videoconferências

Fazer videoconferências em ambientes improvisados não é o ideal. Quando você adota esse tipo de atitude, acaba prejudicando o trabalho de todos.

As ideias se evaporam no ar e o foco acaba sendo prejudicado. Se você deseja manter a integração da sua equipe, sua empresa precisa contar com ambientes apropriados.

As videoconferências precisam ser realizadas em salas de reunião equipadas com soluções que atendam às necessidades de todos.

Aposte em soluções com alta qualidade de imagem e áudio

A comunicação cara a cara já é difícil. Imagine fazer isso através de videoconferências que não tenha uma boa qualidade de imagem e áudio. Isso acaba gerando uma série de problemas que prejudicam diretamente a produtividade da equipe como um todo.

Por exemplo, ter que ficar repetindo uma mesma informação várias vezes porque o microfone não capta a voz com qualidade é um sério problema. Alguma coisa pode ser entendida errada, sem contar que o tempo da reunião irá aumentar drasticamente.

Por conta disso, vale à pena investir um pouco mais em equipamentos de áudio e vídeo de alta qualidade. Todos os participantes precisam se sentir dentro de um único ambiente, mesmo estando separados.

É essa sensação de colaboração que todos precisam ter para manter a integração da equipe. E isso só será possível através de soluções de ponta.

Vai migrar para o office e não quer perder a integração com sua equipe? Prepare-se com antecedência!

Todas essas dicas sobre como migrar para o home office devem ser colocadas em prática com antecedência. Sua empresa precisa implementar todas as soluções necessárias antes dos funcionários começarem a trabalhar em casa.

Dessa forma, a transição será mais tranquila. Assim estando preparado logo no primeiro dia de migração, ficará mais fácil alinhar todos os colaboradores e demonstrar a nova dinâmica.

Então, comece a planejar essa mudança com antecedência e a investir em alternativas que possibilitem que ela aconteça.

A Wetalk.it pode te ajudar nessa transição. Entre em contato agora mesmo e veja todas as soluções disponíveis.

Posts recentes

Deixe um comentário