Como tornar o treinamento de equipe mais eficiente no setor industrial

6 de setembro 2018

As novidades tecnológicas vieram para revolucionar o setor industrial. Estamos vivendo o que os especialistas chamam de 4ª Revolução Industrial, onde os avanços tecnológicos têm otimizado vários aspectos de uma empresa, incluindo o treinamento de equipe.

A capacitação de funcionários sempre foi um item associado a altos custos para a empresa. Isso porque, é necessário pensar em toda uma logística por trás desses aperfeiçoamentos, desde os custos para trazer o facilitador, até a organização dos horários dos colaboradores para que eles possam participar desses eventos, sem que a produção seja afetada.

Atualmente, com os avanços tecnológicos, é possível proporcionar um treinamento de equipe mais eficiente, e que gere menos despesas para o negócio.

Agora, se você, enquanto gestor, não faz ideia de como fazer isso, então confira abaixo algumas dicas de como gerar capacitações de maior qualidade para seus funcionários utilizando os recursos tecnológicos a seu favor.

Dicas para garantir um treinamento de equipe mais eficiente

1.      Salas interativas

As salas interativas são uma tendência cada vez mais forte na indústria. Através delas, é possível realizar o treinamento de equipe, sem envolver altos custos nesse processo, seja trazendo facilitadores para a companhia, ou mesmo tendo que deslocar sua equipe para participar de capacitações do gênero.

Polycom Group 500, por exemplo, é uma solução utilizada para a criação de espaços interativos na indústria.

Inclusive, ela pode ser implantada em salas de conferência e outros ambientes colaborativos, de modo que você possa realizar capacitações com públicos maiores. Ela conta com resolução de 1080, e 60 frames por segundo. Também é possível fazer transições duplas.

Além disso, essa solução possibilita que você faça o gerenciamento de vídeos através do tablet. Outro diferencial é que cada multiponto permite até 6 participantes, assim, você pode incluir mais pessoas em uma mesma conferência.

O Pano, também da Polycom, é outro dispositivo que irá otimizar os seus treinamentos. Ele te convida a conectar seus dispositivos de forma automática para o compartilhamento de conteúdos, sem a necessidade fios ou cabos.

Você pode transmitir nada menos que quatro quadros de fluxo com conteúdos diferenciados. Todos são transmitidos em alta definição.

Dessa forma, você pode utilizar as telas para comprar gráficos e relatórios. Você ainda consegue compartilhar vídeos e imagens diretamente do seu smartphone ou tablet pessoal, facilitando ainda mais o treinamento.

2.      Invista em Aplicativos de Comunicação

Os aplicativos de comunicação também chegaram para revolucionar os treinamentos na Indústria. Por meio deles, é possível conectar colaboradores em diferentes unidades, e oferecer uma capacitação de qualidade.

Mas, para que eles sejam realmente eficazes, é necessário ter equipamentos que deem o suporte necessário. Um deles é o Aver VC520. Ele oferece tanto uma câmera que tem zoom óptico de 12x.

Além disso, ele também conta com microfones com cobertura 360° e com 10 metros de diâmetro, o que oferece uma área de cobertura maior. Um dos principais diferenciais desse equipamento é que ele é compatível com vários aplicativos de comunicação, incluindo o Skype For Business.

Outro aplicativo que te ajudará a melhorar os treinamentos é o ZOOM, que é uma da maior plataforma de comunicação do mundo. Ele permite que você tenha até 500 participantes em uma mesma videoconferência. Outro diferencial é que todas as transmissões são feita em HD.

Uma das funcionalidades que também pode te ajudar é o de gravação e transcrições. Suas reuniões ou treinamentos podem ser gravados, e automaticamente transcritos, facilitando o uso posterior do conteúdo. Ele ainda indica o grau de atenção da plateia e você ainda pode usar um quadro branco interativo para anotações.

3.      Use a Câmeras 360° a seu favor

Essa é uma novidade que também já chegou na indústria. Mais do que uma forma de diminuir custos com o treinamento de equipe, as câmeras 360º também visam melhorar a experiência durante a capacitação.

Um desses periféricos que tem ganhado cada vez mais espaço é o Polycom cx5100. Com ele, você conseguirá economizar muito na questão estrutural, isso porque, ele tem a funcionalidade plug-and-play USB. Ou seja, você pode conectá-lo a qualquer Notebook e transformar qualquer sala ou salão em um local para treinamentos via videoconferência.

Outro diferencial é que o microfone dessa solução tem um alcance de 6 metros, o que permite que os participantes possam interagir com o facilitador, sem problemas de comunicação.

4.      Soluções compactas de videoconferência

Engana-se quem acha que a utilização de novas tecnologias para treinamentos dentro da indústria é uma possibilidade apenas para grandes empresas. Existem várias soluções compactas que são voltadas para pequenos e médios empreendimentos, que contam com espaços de capacitação menores.

É o caso do Polycom Debut. Além de oferecer uma qualidade de vídeo de 1080p30, ele também possui microfone estéreo integrado, bem como uma tecnologia de ponta para a eliminação de ruídos. Dessa forma, você consegue otimizar os seus treinamentos, mesmo que eles sejam voltados para pequenas equipes.

Essas são apenas algumas das soluções tecnológicas que a indústria pode utilizar para otimizar a gestão de pessoas. Com elas, você conseguirá proporcionar capacitações de qualidade para seus funcionários, e ainda diminuir custos.

Gostou do post? Quer saber mais sobre essas e outras soluções para otimizar o treinamento de equipe do seu negócio? Então clique aqui e aproveite!

Posts recentes

Deixe um comentário