Consultoria empresarial: confira três tipos

21 de fevereiro 2020

Muitos empresários demoram a perceber que é preciso contratar uma consultoria ou ficam reticentes em fazê-lo, mesmo quando percebem a necessidade. Por outro lado, há também vários casos de pequenos empresários que pensam – erroneamente – que esse tipo de serviço custa muito caro e é acessível apenas para grandes companhias. 

A verdade é que uma boa consultoria pode ser útil para empresas dos mais variados segmentos e em qualquer estágio de maturidade. 

Isso porque, por mais que você e sua equipe sejam competentes e entendam muito sobre o negócio, um consultor irá trazer uma nova visão sobre seus problemas, além de ser especialista no assunto em que o desafio está inserido. Além disso, os custos e complexidade do projeto irão depender muito do escopo do problema. Então, vale a pena estudar as possibilidades antes de acreditar que uma consultoria não é para você.

Os principais tipos de consultoria empresarial

Dito isso, você deve estar se perguntando que tipos de desafios podem ser resolvidos com o auxílio de consultores especializados. Então, nesse artigo, nós apresentamos os três principais tipos de consultoria empresarial para você se ambientar com esse serviço.

Consultoria em gestão empresarial

Esse tipo de projeto olha para a empresa como um todo, auxiliando na administração geral dos negócios. Os consultores analisam os processos de trabalho realizados. Além disso, sugerem mudanças para tornar o fluxo de trabalho mais eficiente. 

A consultoria em gestão empresarial é recomendada para qualquer negócio, mas especialmente para aqueles que nasceram pequenos e estão crescendo. Por isso precisam se organizar e estruturar seus processos de forma sólida. 

Consultoria em recursos humanos

Se os seus colaboradores estão desmotivados, produzindo menos do que o esperado e você observa uma alta rotatividade, talvez você esteja precisando de um consultor especializado em recursos humanos. 

Geralmente, esse profissional irá fazer uma série de pesquisas com sua equipe e, baseando-se nisso, propor uma série de melhorias no ambiente de trabalho, novas ferramentas de gestão, bem como criar processos para contratação e retenção de talentos.

Consultoria em projetos

A comunicação eficiente entre equipes, clientes e fornecedores é essencial para que sua empresa continue funcionando e possa crescer. Conforme o número de colaboradores aumenta, a complexidade dos sistemas e equipamentos cresce junto. Isso torna necessário, em muitos casos, contar com auxílio especializado para a área de TI. 

Uma empresa especializada no assunto irá analisar as necessidades tecnológicas da sua empresa e planejar a adoção dos dispositivos, sistemas e serviços ideais para ela. Além disso, dará todo o suporte técnico para que tudo continue funcionando perfeitamente. 

 

Analisando a sua operação, você acredita que algum desses tipos de consultoria se faz necessário em sua empresa? Caso esteja precisando de projetos na área de tecnologia da informação, a Wetalk.it conta com uma equipe especializada para auxiliar você desde a análise crítica da realidade da infraestrutura de TI da sua empresa até a orientação técnica na tomada de decisões. Clique aqui e saiba mais sobre esse serviço.

Posts recentes

Deixe um comentário