Dicas de iluminação para videoconferências

28 de maio 2021

Fazer uma reunião online de alta qualidade até mesmo em casa é algo que é possível e não é difícil de fazer. Para isso, é preciso prestar atenção em alguns pontos importantes e que fazem toda a diferença, como cuidar da iluminação para videoconferência na hora de começar uma começa com algum cliente ou equipe.

Ao contrário do que possa parecer, não é preciso fazer grandes investimentos ou montar um super estúdio em casa.

Para te ajudar a ter um padrão profissional nas suas chamadas de vídeo, vamos conferir as 4 dicas que nós separamos para melhorar a sua iluminação para videoconferência. Veja só!

1 – Fique perto de uma janela

A iluminação natural é uma maravilha e pode ajudar a deixar a sua imagem muito mais clara para quem está te vendo. Para isso, não é preciso sair do lado de fora, basta ficar de frente para uma entrada de luz, como uma janela.

Como não é possível controlar a direção da luz, o ideal é que você fique de frente para ela, assim ela irá “contra” o seu rosto e o deixará bem iluminado para aparecer perfeitamente na câmera.

2 – Evite luz apenas de um lado

Ficar de lado não é uma boa maneira de melhorar a iluminação para videoconferência, pois irá criar uma grande sombra no lado em que a luz não está batendo. Isso deixa um lado muito claro e o outro muito escuro, impedindo que você seja bem visto e deixando um aspecto pouco profissional na sua reunião.

Sempre procure ficar de frente para a luz, de uma maneira confortável e que ela ilumine todo o seu rosto.

3 – Use seu celular

Não tem uma janela por perto ou ela não ilumina corretamente? Uma boa maneira de improvisar é usar a luz do seu smartphone para deixar seu rosto nítido na imagem. Isso é ideal para ambientes com pouca entrada de luz ou durante a noite, quando as lâmpadas normalmente não iluminam adequadamente o rosto.

Ele não precisa ficar muito próximo, para não incomodar seus olhos, basta que esteja posicionado de uma forma que o flash da câmera possa “fazer o trabalho”.

4 – Use um anel de luz (ringlight)

Popular entre youtubers e maquiadores, este acessório se tornou bem acessível nos últimos tempos e é perfeito para usar na iluminação para videoconferência. O anel de luz deve ser posicionado um pouco acima da câmera e ficar na direção do seu rosto.

Ele gera uma luz que vai te iluminar bem, mas sem ser forte o suficiente para incomodar seus olhos. Existem diversos modelos e muitos deles bem baratos.

Além de cuidar da luz, é preciso ter também bons equipamentos de videoconferência na empresa e em casa. Para isso, a Wetalk.it conta com as melhores e mais modernas soluções do mercado para reuniões online.

Conheça mais sobre elas e veja como melhorar a comunicação e produtividade da sua empresa.

Posts recentes

Deixe um comentário