Educação: como a Zoom e Wetalk.it podem transformar suas aulas online

12 de junho 2020

A educação à distância já apresentava franco crescimento no Brasil, há alguns anos, à medida que cada vez mais pessoas reconheciam suas vantagens: conforto, menor gasto com transporte e estrutura, entre outras. Contudo, por conta das medidas de isolamento social em vigor na maioria das cidades brasileiras, milhares de instituições em todo o país se viram obrigadas a adotar esse sistema repentinamente. Com isso, muitos professores e alunos estão tendo dificuldades em se habituar com essa nova forma de ensino. 

Por outro lado, acreditamos que essas dificuldades são decorrentes, em maior parte, de uma falta de estrutura para sediar as aulas online do que algum problema com o modelo de educação à distância, em si. Com um bom software para gerenciar as aulas e equipamentos de qualidade para garantir a qualidade do áudio e do vídeo, qualquer profissional consegue ministrar boas aulas, mesmo que não tenha intimidade com tecnologia. Da mesma forma, bons sistemas também permitem que os alunos participem das aulas com facilidade, em qualquer lugar que estejam. 

Por isso, a Wetalk.it oferece projetos de infraestrutura para instituições de ensino, que funcionam com os softwares para educação da Zoom. A infraestrutura da Wetalk.it oferece, em primeiro lugar, câmeras e microfones de primeira linha, para que os instrutores façam aulas online com a melhor qualidade possível em áudio em vídeo. Além disso, a Wetalk.it cria e implementa todos os equipamentos de telecomunicações necessários para que essa qualidade de áudio e vídeo permaneçam na conexão pela internet. Outro fator que contribui para isso são os softwares da Zoom, utilizados para “dar vida” aos equipamentos Wetalk.it.  

Para instituições cujos professores estejam trabalhando em regime de home office, a Wetalk.it também oferece uma série de soluções importantes, como câmeras e headsets, que podem ser adquiridos em quantidade, para toda a equipe.  

 

Zoom para educação: aulas online simples e eficientes 

Uma vez que a instituição esteja munida de equipamentos de última geração, garantindo a qualidade de áudio e vídeo, também é necessário um bom software para essa estrutura funcionar com a máxima capacidade. Por isso, a Wetalk.it sugere o uso dos sistemas Zoom para educação — assim como já utilizamos sistemas dessa mesma empresa em nossos projetos de telefonia e videoconferência 

Dentre as várias funcionalidades que o Zoom oferece, destaca-se a simplicidade de uso do sistema. Sem grandes dificuldades, todos os instrutores conseguem começar uma aula virtual de seus computadores, tablets ou até mesmo celulares. Há diversos controles simples para que os professores conduzam a aula, mostrando vídeos ou apresentações de slides ou voltando para a própria imagem em poucos cliques. Também há, obviamente, um quadro digital para anotações.  

Os alunos podem enviar perguntas facilmente pelo sistema e podem “levantar a mão” virtualmente. Em um toque na tela, o professor passa a palavra ao aluno que desejar, de forma simples. Para atividades, o instrutor pode separar os alunos em grupos, cada um com seu próprio chat, e depois trazer todo mundo de volta para a aula principal. Essas e outras funcionalidades auxiliam a trazer para o ambiente online o máximo possível das dinâmicas de sala de aula que são importantes para o aprendizado. Outra funcionalidade importante do Zoom para Educação é sua total integração com sistemas de ensino à distância, como o Moodle.  

Por fim, o sistema traz as Breakout Rooms. Uma funcionalidade de salas de apoio, onde o professor pode dividir os alunos em grupos menores, para que os mesmos possam discutir e trabalhar em grupos individuais de forma independente, e voltarem para a sala principal após a conclusão. 

 

Dessa maneira, com os equipamentos Wetalk.it e os softwares Zoom, as instituições de ensino podem montar sistemas de ensino à distância mais eficientes, sem qualquer prejuízo para as dinâmicas de aprendizado e de fácil utilização por qualquer professor ou aluno. Entre em contato para saber mais sobre o assunto. 

Posts recentes

Deixe um comentário