Entenda como resolver a fadiga da reunião com vídeo de alta qualidade

3 de agosto 2022

A fadiga da reunião em vídeo, ou apenas fadiga virtual, é um fenômeno que foi bastante discutido por especialistas, principalmente no auge da pandemia de Covid-19, quando foi realmente necessário que o trabalho fosse remoto.

À medida que os colaboradores foram substituindo o escritório pelo home office, a necessidade de realizar reuniões por vídeo para poder trabalhar e colaborar com o time foi aumentando. Por isso, muitos funcionários ficaram exaustos por passar a maior parte do dia em frente às telas devido a esses encontros virtuais.

Devido a esse cansaço em relação ao trabalho digital, resolver a fadiga de reuniões por vídeo é uma das principais preocupações tecnológicas que os especialistas desejam que sejam abordadas no futuro do trabalho híbrido.

Por isso, preparamos esse conteúdo, apresentando estratégias para evitar a fadiga de reuniões. Confira!

Sintomas da fadiga da reunião em vídeo

O professor Jeremy Bailenson, fundador e diretor do Laboratório da Interação Humana Virtual de Stanford (Stanford Virtual Human Interaction Lab), examinou as consequências psicológicas de passar horas em plataformas de vídeo chamadas.

Primeiramente, a descoberta da fadiga da reunião em vídeo levou o professor a descobrir os seguintes sintomas nos profissionais que trabalham remotamente ou em home office: cefaléia, estresse, cansaço físico e mental, crises de ansiedade e, em alguns casos, burnout.

No entanto, o professor Bailenson defende que as reuniões em vídeo podem e devem acontecer, porém, com tempo reduzido e limite de reuniões por dia. Inclusive, citando o próprio professor: “As videoconferências são uma boa opção para a comunicação remota, mas pense em um equilíbrio – só porque você pode fazer reuniões em vídeo não significa que você precisa fazê-las.”

Por que acontece a fadiga da reunião em vídeo?

No mesmo estudo de Bailenson, o professor encontrou quatro motivos principais que causam a fadiga da reunião em vídeo, confira:

  1. Contato visual excessivo;
  2. Ver a si mesmo durante toda a reunião;
  3. Redução de mobilidade durante as videoconferências;
  4. Maior esforço mental para se comunicar.

Os quatro motivos estão ligados com o bem-estar do trabalhador, podendo causar problemas como a ansiedade social, dificultando momentos de fala em público, sedentarismo, procrastinação e demais problemas.

Estratégias para combater a fadiga da reunião em vídeo

As reuniões em vídeo são excelentes formas de comunicação remota, tanto que elas continuam sendo uma ferramenta importante para colaboração e relações sociais.

mulher contente em reunião online

Contudo, o que precisamos é de soluções para melhorar o seu uso, sem descartar as videoconferências, utilizando as plataformas com sabedoria.

Separamos algumas estratégias que você pode adotar em sua empresa para garantir que as reuniões em vídeo sejam eficientes e organizadas, confira:

1. Diminua o tempo das reuniões

Nem todas as reuniões precisam ter a duração de uma hora. Uma boa organização dos tópicos a serem abordados e discutidos, dependendo do tamanho do time, pode acontecer em meia hora ou até menos. Tenha isso em mente e repasse para as suas equipes.

2. Dias de agenda livre

Reserve algum dia da semana, ou mais de um, para não marcar reuniões. A produtividade dos seus funcionários pode melhorar, assim como sua saúde mental e psicológica. Essa é uma prática que diversas empresas vêm implementando para proporcionar mais conforto aos seus colaboradores.

3. Promova ações de incentivo à atividade física

Muitas vezes, por ficarem na frente do computador o dia todo, a fadiga pode chegar como dor de cabeça, estresse e cansaço excessivo. Para evitar esses problemas, promova algum horário do dia para que os colaboradores exercitem o corpo e observem algo diferente da tela do computador.

4. Invista em equipamentos de qualidade

Para uma comunicação sem ruídos, investir em headsets é uma ótima opção. Seja para call centers ou não, escutar e ser escutado é fundamental para as relações remotas, além de evitar possíveis problemas de audição no futuro. Escolha produtos de qualidade para prezar pela saúde do seu colaborador.

Ainda, a escolha de webcams também impacta na performance dos seus funcionários. Vídeos em alta qualidade permitem uma comunicação fluida e sem ruídos.

A principal vantagem de equipamentos de nível empresarial é que eles são certificados para softwares de videoconferência, como o Zoom e Microsoft Teams, que possuem a funcionalidade integrada criada para essas ferramentas.

5. Crie uma reunião para conversas casuais

Seja apenas um dia na semana ou até mais, dependendo da disponibilidade da equipe, a relação social ajuda a evitar o esgotamento e a fadiga. Momentos de descontração são ótimos para criar laços, investindo na experiência compartilhada e nas relações pessoais.

Evite a fadiga da reunião em vídeo

Como pudemos observar, a fadiga da reunião em vídeo é um problema real e que pode gerar diversos problemas para os seus colaboradores. Para evitar esse fenômeno, investir em equipamentos que proporcionam uma reunião com vídeo de alta qualidade é essencial.

Pensando no bem-estar dos seus funcionários, a Wetalk.it oferece soluções em comunicação para sua empresa e equipamentos que otimizam a experiência do trabalho remoto. Solicite uma consultoria!

Posts recentes

Deixe um comentário