Experiência do Usuário: 7 pontos essenciais de uma videoconferência

6 de setembro 2018

Conquistar um bom desempenho na execução de tarefas dentro de uma empresa é um grande desafio, ainda mais quando o processo de comunicação interna e externa não acontece como deveria. Mas, este é um problema que pode ser resolvido, desde que a interação entre você, gestor, e seus interlocutores seja feita com facilidade, favorecendo o que chamamos de experiência do usuário.

E você, sabe o que é essa experiência do usuário e porque ela é importante para garantir uma boa comunicação na sua empresa?

Bom, caso a resposta seja não, então continue lendo esse post até o final e confira tudo o que precisa saber sobre a experiência do usuário e como a videoconferência pode ser uma boa solução para melhorar esta experiência dentro da sua companhia.

Confira!

Experiência do Usuário: O que é?

Para quem ainda não conhece esta expressão, ela nada mais é do que a percepção de uma pessoa sobre determinada tarefa, produto, serviço ou sistema.

E para que a experiência do usuário seja positiva, é preciso que a solução adotada se mostre favorável ao alcance dos seus objetivos. Por exemplo, não adianta um gestor investir um alto valor em soluções para otimizar a integração da sua equipe, se elas não apresentam uma interface amigável e intuitiva, que permita o seu uso sem a intervenção da TI o tempo inteiro.

No final, esse investimento não terá valido a pena, uma vez que a experiência obtida não foi satisfatória e muito menos resolveu o problema inicial. Por isso que garantir uma experiência que permita soluções rápidas e que não gere frustrações e incertezas ao usuário final é super importante, principalmente em se tratando do fator integração.

No ramo corporativo, a comunicação integrada, é o segredo para superar a subjetividade e as falhas  que muitas vezes atrapalham a experiência do usuário e compromete a comunicação nesse meio.

É preciso buscar soluções que ofereçam uma ótima experiência na forma como seus colaboradores se comunicam, como uma navegação mais simples, realizada a partir de equipamentos de alta potencia, experiências de áudio e vídeo de alta qualidade, integração com outras plataformas, dentre outros.

Um dos elementos da comunicação integrada que pode otimizar e muito a experiência do usuário e a comunicação na sua empresa, é a videoconferência.

Videoconferência: Como ela pode otimizar a experiência do usuário

A videoconferência nada mais é do que uma solução que possibilita a conexão entre pessoas que estão em regiões distintas. Essa conexão acontece em tempo real e é feita por meio de equipamentos de vídeo, áudio e conteúdo de alta qualidade.

Alguns pontos da videoconferência são essenciais na hora de estabelecer uma boa experiência para o usuário e assim conseguir definir uma comunicação mais objetiva e eficaz entre os membros de uma corporação. São eles:

1.      Usabilidade

A usabilidade muitas vezes é negligenciada na hora de estabelecer uma comunicação externa por meio da videoconferência.

Para trazer este ponto ao seu processo de comunicação e assim garantir uma boa experiência de usuário, você precisa selecionar equipamentos e recursos que facilitem o uso desta solução no processo de comunicação da sua empresa.

O uso do Skype for Business, por exemplo, é uma excelente alternativa para que as videoconferências na sua companhia aconteçam com muito mais qualidade de áudio e vídeo.

Isso porque, essa plataforma oferece uma interface amigável e intuitiva, com recursos que garantem não só a qualidade audiovisual, mas também a otimização de tempo na hora de agenda reuniões, fazer treinamentos a distancia, dentre outras coisas.

2.      Arquitetura da informação

Um dos problemas bastante comuns no processo de comunicação corporativa, é a dificuldade que os usuários têm de encontrar informações com facilidade.

Com a videoconferência fazendo parte desse processo, esse problema não existirá mais, pois cada reunião ou encontro fica registrado em um banco de dados para consultas posteriores.

3.      Agilidade

Outro ponto que a videoconferência traz para melhorar a experiência do usuário é a agilidade com que a comunicação entre membros de uma empresa é realizada, ainda que estejam muito distantes entre si. Essa rapidez no processo de comunicação se reflete também nas tomadas de decisão, que se tornam mais aceleradas, otimizando também as operações dentro e fora da empresa.

4.      Acessibilidade

Uma boa videoconferência também precisa ser acessível, ou seja, ela precisa evitar o uso de recursos que tornem a troca de informações inacessíveis para os seus usuários.

5.      Interatividade

Para que uma solução promova uma melhor experiência do usuário no processo de comunicação dentro de uma empresa, ela precisa oferecer uma boa interatividade entre os profissionais da equipe. E a videoconferência faz exatamente isso!

Este recurso possibilita uma experiência de contato melhor entre os participantes da reunião, onde todos podem se ver e ouvir de forma nítida, através do uso de equipamentos como câmeras, headsets e speakers de alta qualidade, garantindo assim, uma naturalidade maior na troca de informações.

6.      Maior campo de percepção

Outro ponto a ser considerado na videoconferência, é o seu campo de percepção, que tende a ser bem maior do que outros recursos de comunicação usados hoje em dia.

Dependendo do sistema de videoconferência utilizado, podem fazer parte da comunicação um número considerável de pessoas, sendo que a qualidade da comunicação em nada é afetada nesse caso.

7.      Melhor custo-benefício

Para as organizações, o sistema de comunicação por videoconferência ainda serve para reduzir os custos com deslocamento, comunicação via telefone, dentre outros gastos comuns, que representam nada mais do que os valores destinados aos recursos empregados no processo de comunicação dos membros de uma empresa.

Ao adotar a comunicação por videoconferência na sua empresa, você estará associando estes 7 pontos, o que acarretará em uma comunicação mais eficaz e, consequentemente, o aumento da produtividade na sua companhia, contribuindo assim, para um excelente desempenho organizacional!

Gostou do post? Você já conhece a Wetalk? Clique aqui para saber mais sobre nossos produtos!

Posts recentes

Deixe um comentário