Matriz e Filiais: Saiba como manter um fluxo de comunicação eficiente!

2 de abril 2018

A economia mundial está se tornando cada vez mais sem fronteiras, permitindo às empresas a expansão dos seus negócios, bem como o alcance de novos mercados. Entretanto, muitos gestores tem dificuldade em manter um fluxo de comunicação eficiente entre matriz e filiais.

E você, o que pensa sobre isso? Também sente dificuldade em estabelecer um bom fluxo de comunicação entre a matriz e as filiais do seu negócio?

Neste artigo, apresentaremos algumas práticas para facilitar a comunicação entre matriz e filiais, para que dessa forma você consiga otimizar a produtividade nos diferentes polos do seu negócio.

Confira!

 

Por que a comunicação entre matriz e filiais é importante?

 

Por mais diferentes que estes polos de trabalho sejam, sua conexão é muito importante para o crescimento e expansão do negócio.

No entanto, isto não acontece sem uma comunicação efetiva entre seus respectivos gestores.

E como são ambientes diferentes, compartilhar redes de contatos e experiências influencia positivamente em todo o negócio. Quanto mais a matriz e a filial interagem, mais elas aprendem e evoluem com o tempo.

Além disso, compartilhando informações e interagindo por meio de um sistema de comunicação eficiente, matriz e filiais também conseguem obter inúmeras vantagens, como aumento da produtividade, minimização de falhas internas, otimização de tempo nos processos, dentre outros.

Sendo assim, a dúvida que certamente você e muitos outros gestores desejam solucionar nesse momento é:

Como manter um fluxo de comunicação eficiente entre matriz e filiais?

 

Existem algumas posturas que podem otimizar o processo de comunicação entre a matriz e filiais no setor industrial. E a primeira delas é:

·         Definir o mesmo valor e metas

Estabelecer o mesmo valor e objetivos pode efetivamente solidificar a relação entre matriz e filial. Se os membros na subsidiária tiverem o mesmo objetivo e valores que os membros na sede seguem, é menos provável que haja conflito e problemas de comunicação entre eles.

·         Formalizar os processos

Identificar o que vem apresentando falhas no processo de comunicação, e o que pode ser melhorado, tanto na matriz quanto na filial, é uma boa opção não só para otimizar o fluxo de comunicação, mas também para maximizar a produção e organização em todos os polos do seu negócio.

·         Utilizar as tecnologias disponíveis

A Tecnologia da Informação aboliu distâncias e fronteiras. E utilizar efetivamente as ferramentas de comunicação, como aplicativos de videoconferência, Clientes VPN e Cloud Computing, por exemplo, é um passo importante para otimizar a interação matriz/filial.

Algumas soluções em TI se mostram ainda mais eficientes e vantajosas quando se trata de manter o fluxo de comunicação entre matriz e filiais, como é o caso do Skype for Business.

Para conhecer mais sobre esta solução, não deixe de conferir o nosso post Skype versus Skype for Business e descubra qual é o melhor para o seu negócio.

 

Por que investir em soluções digitais para manter o fluxo de comunicação

 

A escolha dos canais de comunicação corretos é o que de fato pode garantir um bom fluxo comunicativo entre matriz e filiais. E as soluções digitais estão aí justamente para fazer isso acontecer.

Por meio delas, é possível obter inúmeras vantagens além da boa comunicação de matriz com filiais, como:

  • Agiliza a interação entre os colaboradores;
  • Otimiza a resolução de problemas;
  • Reduz gastos;
  • Registro de informações em tempo real, o que torna a tomada de decisões muito mais rápida e eficaz.

Conclusão

Como sua equipe está se relacionando com outros departamentos e filiais do seu negócio?

Se a sua resposta é um encolher de ombros e um “está tudo bem”, você provavelmente não está maximizando a produtividade e os resultados da sua equipe, criando relações sinérgicas com outras filiais.

A colaboração entre departamentos é mais do que simplesmente “cooperar” com outras equipes. Envolve uma visão compartilhada, respeito mútuo e uma compreensão aprofundada do papel de cada um em um projeto com o objetivo de alcançar excelentes resultados de negócios e experiência de cliente excepcional!

 

 

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