Como escolher um software para videoconferência?

10 de outubro 2019

Sem dúvidas a videoconferência tem se tornado cada vez mais apresente no universo empresarial. Afinal, essa forma de comunicação possibilita otimização de tempo, produtividade e competitividade de pequenas, médias e grandes empresas.  

Dessa forma, a videoconferência está presente desde reuniões de negócios até facilitando workshops e treinamentos in company 

No entanto, no meio de tantas soluções fica difícil escolher o que melhor se adequa às necessidades da empresa.  

Pensando nisso, a Wetalkit separou as principais informações para te ajudar na hora de escolher um software para videoconferência. Confira! 

Leia também: 3 razões para não fazer videoconferência pela Google Hangouts 

Software para videoconferência: Como escolher? 

Segurança em primeiro lugar 

Ao passo que a tecnologia avança proporcionando soluções que auxiliam em diversas tarefas diárias, as tecnologias para violar informações sensíveis à empresas também avança.  

Nesse contexto, na hora de escolher um software para videoconferência é preciso levar em consideração os níveis de segurança oferecidos. Afinal, os erros podem acontecer tanto por descuido de usuários quanto falhas de máquina.  

Portanto, é essencial analisar se a plataforma possui garantias de segurança aos dados, suporte e atualizações. Dessa forma, é possível reduzir os riscos quanto à espionagem e crimes virtuais. 

Preze por boa usabilidade 

Como dissemos, erros podem acontecer tanto por descuido de usuários quanto falhas de máquina.  

Nesse contexto, prezar por uma boa usabilidade na contratação de software para videoconferência significa reduzir os riscos de falhas humanas, além de democratizar a utilização da ferramenta. 

Não adianta de nada ter um software para videoconferência cheio de comandos quando sua empresa precisa apenas de funções básicas, por exemplo. 

Realize testes de áudio e vídeo 

Parece algo básico quando se fala em software para videoconferência, afinal áudio e vídeo são as premissas desse meio de comunicação. No entanto, algumas ferramentas proporcionam alta qualidade de imagem, deixando o áudio com menor qualidade.  

Por este motivo, é importante realizar teste e entender como a ferramenta se comporta. Lembrando que uma boa qualidade de áudio não depende exclusivamente da infraestrutura dos equipamentos da empresa.  

A solução de videoconferência precisa, por exemplo, estar integrada a uma ferramenta de conference call, o que potencializa a qualidade do som. 

Leia também: entenda como avaliar os custos benefícios de um sistema de videoconferência 

Entenda como funciona a infraestrutura na nuvem 

Cada vez mais empresas tem caminhado no sentido de reduzir os investimentos em infraestruturas locais, para adotar a computação na nuvem.  

E com o software para videoconferência não é diferente. É possível adotar soluções online ou alocadas em nuvem. Dessa forma, a única preocupação da empresa será manter a qualidade de internet na empresa. 

Saiba mais: como escolher o serviço de cloud ideal para minha empresa? 

Compartilhamento de telas e documentos 

Um bom software para videoconferência para empresas deve possibilitar o compartilhamento de e transmissão de documentos e telas durantes as reuniões. Fator que garante maior interatividade entre os usuários. 

Dessa forma, os participantes poderão analisar e interagir em tempo real durante as reuniões otimizando ainda mais o tempo empregado nessa atividade. 

Conheça os principais softwares para videoconferência: 

  • Zoom:O Zoom é uma solução em videoconferência que facilita a conexão de duas ou mais pessoas em uma única chamada. Com uma interface simples e moderna a plataforma permite comunicação com áudio e vídeo. Mesmo em velocidade baixa de internet democratizando o acesso a informações. 
  • Skype for Business:Proporciona uma serie de recursos de compartilhamento de arquivos e aplicativos. Dentre as principais: acesso, em um só lugar, a mensagens instantâneas. Como chat, ligações telefônicas, chamadas de vídeo e compartilhamento de informações.
  • Microsoft teams:O Microsoft Teams não é uma ferramenta destinada exclusivamente a videoconferências. No entanto, é considerado uma evolução do Skype, pois é capaz de reunir equipes em um mesmo ambiente online para gestão rápida de projetos. Além de conversas interativas, salas colaborativas a ferramenta também possibilita conversas privadas em videoconferência. 

Agora que você já sabe como escolher um software de videoconferência, entre em contato com a Wetalkit e conheça soluções para seu negócio. 

Posts recentes

Deixe um comentário