Tecnologia e RH: Mais produtividade com custo reduzido

6 de setembro 2018

A Era Digital trouxe uma série de mudanças para o ambiente corporativo. E não é de hoje que os diferentes departamentos de uma empresa são beneficiados por soluções provenientes do avanço da tecnologia empresarial. O setor de Recursos Humanos é um deles. Cada vez mais tecnologia e RH estão atuando em conjunto, para otimizar os resultados gerados por uma empresa, a um menor custo possível.

Além de facilitar processos, a tecnologia aplicada ao setor de RH também otimiza o tempo gasto com a seleção e gestão de pessoas, o que, consequentemente, reduz os custos para a empresa.

Se você ficou interessado e deseja saber quais são as possíveis soluções envolvendo tecnologia e RH podem ser implementadas para melhorar a produtividade sem aumentar os custos de uma empresa, continue lendo esse post e saiba mais sobre esse assunto.

Tecnologia e RH: Soluções para se aplicar na Gestão de Pessoas

Quando falamos em tecnologia e RH, é possível elencar várias soluções que podem ser colocadas em prática no dia a dia empresarial. São ferramentas simples que irão melhorar o modo de fazer a gestão de pessoas, reduzindo custos e deixando o seu empreendimento mais lucrativo.

Confira abaixo como aplicar esses recursos em diferentes situações:

1.      Recrutamento: Entrevistas por meio de videoconferências

Os processos seletivos representam uma prática que demanda muito trabalho e planejamento dentro de uma companhia. São vários currículos a serem analisados, pessoas para entrevistar, perfis a serem estudados e correlacionados aos interesses da empresa.

Enfim, fazer a seleção de colaboradores muitas vezes requer um tempo e dedicação que o gestor não tem, ou até dispõe, mas que poderia estar sendo aplicado em outras ações mais importantes para a empresa.

Para otimizar o recrutamento, uma das soluções de tecnologia e RH são os equipamentos de videoconferência da Polycom. Eles conseguem transformar as salas de reuniões em ambientes perfeitos para a realização de entrevistas e processos seletivos, oferecendo imagem e áudio em HD de alta qualidade.

Além disso, o Skype for Business também se mostra uma opção muito interessante nesse caso. Com ele, é possível fazer entrevistas e reuniões com até 250 pessoas participando de uma única sessão, e, ainda usar aplicativos do pacote Office durante os processos.

2.      Treinamentos: Sistemas de comunicação integrada

As empresas que possuem muitas unidades ou várias sedes enfrentam um problema constante envolvendo o treinamento de colaboradores. É difícil capacitar todos os funcionários de uma vez, sendo que eles estão espalhados em uma rede.

Nesse caso, a solução é usar o sistema de comunicação integrada Ecossistema Skype for Business. Por meio dele, os especialistas podem capacitar os colaboradores de qualquer lugar.

Além do compartilhamento de mensagens instantâneas, essa solução de tecnologia e RH também permite a realização de chamadas em vídeo. Basta ter uma estrutura adaptada com equipamentos de alta potencia, que você terá condições de treinar os colaboradores de uma forma mais eficaz.

Esse recurso gera uma grande economia, uma vez que você não precisa alugar espaços para comportar todos os participantes ou contratar um especialista várias vezes.

3.      Solução de Conflitos: Análise de redes e soluções

Muitos conflitos são causados dentro dos ambientes empresariais relacionados à rede utilizada na empresa ou as aplicações do dia a dia. Para acabar com esse tipo de situação, você pode, por exemplo, utilizar ferramentas que te permitam identificar a raiz do problema.

O TruView, por exemplo, é um recurso que te ajuda a rastrear o local exato de onde está partindo o conflito, otimizando assim tempo na resolução de problemas na empresa.

Outra tecnologia que pode ser utilizada para a solução de conflitos é o IMC User Access Management. O software permite que você crie um banco de identificação de usuários para ter mais controle sobre o acesso de cada um na rede da empresa.

Conclusão

Se você deseja que a sua empresa tenha uma boa gestão de pessoas, é indispensável pensar em tecnologia e RH. Mais do que isso, você precisa aplicar essas soluções no dia a dia.

Gosto desse artigo? Então não esqueça de deixar o seu comentário.

Posts recentes

Deixe um comentário