Telemedicina: soluções de comunicação para a área da saúde

12 de maio 2020

Tele é um prefixo que vem do grego e significa distância. Sendo assim, como seria possível praticar uma medicina à distância conhecida como telemedicina, sem que o paciente e o profissional de saúde estejam no mesmo lugar? Essa prática é discutida a bastante tempo, à medida que as tecnologias da informação tomaram conta de outras profissões. Agora, conforme essas soluções evoluem, é possível sim realizar diversas atividades médicas por meio delas.  

 

Telemedicina no combate ao novo coronavírus 

Essa discussão se tornou especialmente importante com o avanço da covid-19 — doença causada pelo novo coronavírus — em todo o mundo, no início de 2020. A prática da telemedicina, em especial para consultas simples e orientações a pacientes infectados, pode trazer mais comodidade e segurança para todos os envolvidos, principalmente para os profissionais de saúde.  

Em vista disso, em uma resolução publicada em março, o CFM (Conselho Federal de Medicina) liberou o uso da telemedicina. Por enquanto, em caráter de excepcionalidade, durante o combate ao covid-19. Contudo, essa resolução abre portas para uma discussão mais ampla sobre essa prática no Brasil.  

As práticas liberadas pelo CFM incluem: 

  • Teleorientação: transmitir orientações médicas para pacientes que estão em isolamento ou quarentena; 
  • Telemonitoramento: monitorar condições de saúde desses pacientes; 
  • Teleinterconsultas: troca de informações entre médicos à distância; 

Naturalmente, existem procedimentos que não podem ser realizados por meio da telemedicina. Mas a nova resolução do CFM amplia muito as possibilidades de atuação dos médicos e ajuda a proteger tanto eles próprios, quanto seus pacientes, à medida que diminui a necessidade de deslocamentos para obter atendimento.  

 

Tecnologia e equipamentos para telemedicina 

Uma vez que a possibilidade foi admitida pelo CFM, a questão que surge para os médicos e gestores da área da saúde é: como implementar a telemedicina em nosso consultório, clínica ou hospital? A resposta para essa questão envolve a tecnologia e os equipamentos necessários para que tudo funcione a contento.  

Quanto à tecnologia, uma das soluções mais reconhecidas mundialmente para a telessaúde é o Zoom. Trata-se de um sistema fornecido por uma empresa americana, local onde os avanços da telemedicina já são regulamentados. Justamente por isso, o Zoom domina duas preocupações importantes quando o assunto é tecnologia na área da saúde: a confidencialidade e a eficiência do trabalho dos médicos.  

No primeiro ponto, todos os dados são criptografados de ponta a ponta com os protocolos de segurança mais avançados e de acordo com as legislações norte-americanas sobre o tema. Quanto à eficiência do trabalho dos médicos, o Zoom é totalmente integrado com os prontuários eletrônicos já utilizados na área da saúde, além de oferecer diversas ferramentas de colaboração entre profissionais.  

 

A importância de um bom projeto de infraestrutura 

Como dito anteriormente, a segunda questão para que a telemedicina seja adotada de forma eficiente envolve a infraestrutura de equipamentos. Uma boa consulta médica à distância necessita de uma conexão de altíssima qualidade, bem como de câmeras e microfones que permitam ao médico ter um contato próximo com seu paciente.  

Em uma clínica ou hospital, com várias pessoas utilizando o sistema, é preciso de uma estrutura robusta, para garantir que as chamadas sempre tenham boa qualidade e o atendimento possa ser realizado da melhor forma. Isso envolve desde os cabeamentos, passando pelos gateways que administram o fluxo das chamadas, até os microfones e câmeras utilizados por cada doutor.  

Nesse cenário, uma boa consultoria em telecomunicações pode ajudar a planejar essa infraestrutura de forma eficiente, garantindo a qualidade das chamadas, mas unindo isso a um investimento otimizado.  

A Wetalk.it é especialista em projetos de comunicação personalizados para empresas, atentando-se especialmente para as necessidades tão importantes da área da saúde. Seja nesse delicado momento pelo qual estamos passando ou em qualquer outro projeto de telemedicina, seu consultório, clínica ou hospital pode contar com nossa consultoria.  

Posts recentes

Deixe um comentário