Uso da Videoconferência nos diversos setores empresariais

6 de setembro 2018

A videoconferência é uma solução que nasceu para otimizar processos em diversos setores empresariais. Com ela, é possível economizar tempo e dinheiro em operações que antes demandavam muito esforço por parte dos gestores de uma empresa.

Desde a realização de processos seletivos, até o atendimento ao cliente, ela é utilizada de diferentes formas dentro do ambiente empresarial. Mesmo sendo uma ferramenta tão dinâmica e eficaz, muitos donos de negócio ainda tem receio de trabalhar com ela.

Para lhe ajudar a entender melhor como a videoconferência pode auxiliar dentro da rotina empresarial de diferentes departamentos, vamos mostrar nesse post, como a videoconferência pode ser útil em cada um deles. Confira!

Videoconferência: Como aplica-la nos diferentes setores da sua empresa

·        Setor Administrativo

O setor administrativo é um dos mais beneficiados com o uso da videoconferência. Isso porque, várias tarefas administrativas podem ser realizadas, ainda que todos os gestores e diretoria não estejam presentes na sede da empresa.

Com essa solução é possível, por exemplo, realizar reuniões com todos os líderes, delegar tarefas, agilizar processos administrativos, gerando mais economia para a empresa, dentre outras utilidades.

Com esse recurso de comunicação, a produtividade do setor administrativo da sua empresa aumentará consideravelmente, gerando mudanças que podem impactar diretamente nos resultados e, consequentemente, nos ganhos do seu empreendimento.

·         Setor Financeiro

videoconferência também facilita o dia a dia dentro do setor financeiro, principalmente no quesito de tomadas de decisões. Através dela, é possível reunir todos os envolvidos no departamento, e apresentar os dados financeiros da empresa de forma simples e eficaz.

Por meio de softwares e periféricos específicos, você pode disponibilizar arquivos, planilhas e gráficos relacionados ao desempenho do negócio, para que todos possam avaliar e, assim, tomar decisões de forma rápida e assertiva.

·        Setor de Recursos Humanos

O setor de recursos humanos é um dos que mais tem investido na videoconferência como solução para tarefas do dia a dia. Com essa ferramenta, é possível realizar diferentes atividades, como, por exemplo, entrevistas de contratação e processos seletivos.

Assim, você consegue economizar tempo e dinheiro durante as contratações, visto que não será necessário dispor de espaços específicos ou marcar diferentes horários para um mesmo processo seletivo.

A contratação de recrutadores também é dispensável nesse caso, uma vez que é possível, em uma única videoconferência, falar com vários candidatos ao mesmo tempo.

E dependendo dos equipamentos que utiliza, esse processo pode ser feito com o máximo de eficiência e qualidade, tornando o trabalho deste setor ainda mais profissional.

·        Setor Comercial

Já no setor comercial, a videoconferência tem um papel crucial no atendimento ao cliente. Por muito tempo o atendimento ao consumidor era encarado como ineficaz e burocrático, pois não era possível dar um suporte realmente eficaz, especialmente se o atendimento envolvia um grupo maior de pessoas.

Mas, com o atendimento em vídeo fica mais fácil demonstrar procedimentos e orientar quem está do outro lado, do que apenas usando recursos de áudio, por exemplo.

Além disso, a videoconferência também é útil no setor comercial no sentido de auxiliar nas negociações.

·        Setor Operacional

É comum que dúvidas surjam durante determinados processos. Contudo, nem sempre os gestores podem estar na linha operacional para auxiliar os colaboradores.

Nesse sentido a videoconferência serve como um agente facilitador, permitindo que os funcionários falem com seus líderes, independentemente de onde eles estejam. Dessa forma é possível otimizar processos e delegar atividades, bem como solucionar problemas operacionais sem qualquer tipo de atraso.

·        Setor de TI

Por fim, dentro do TI a videoconferência tem uma utilização bem prática, que é de otimizar a resolução de problemas.

Com essa ferramenta, os técnicos e colaboradores conseguem manter um diálogo de qualidade, onde os especialistas conseguem passar as orientações de forma simples, demonstrando o que precisa ser feito, solucionando muitas vezes algum problema em tempo hábil.

Implante a videoconferência no seu negócio agora mesmo!

Se você ainda não conta com um sistema de videoconferência, ou deseja melhorar o que já existe no seu empreendimento, a Wetalk.it pode te ajudar. Aqui você encontra as melhores soluções em comunicação corporativa do mercado.

Entre em contato e solicite o seu orçamento!

Posts recentes

Deixe um comentário