O que é vídeo atendimento e como implantar na minha empresa?

18 de janeiro 2019

Saber o que é vídeo atendimento é essencial para qualquer empreendedor que queira oferecer mais qualidade para seus clientes. Esse novo SAC tem conquistado cada vez mais espaço no mercado.

E o motivo disso é porque o atendimento representa uma questão importante em qualquer negócio. Segundo o US News, cerca de 63% dos clientes afirmam que se são atendidos de forma ruim, desistem da compram ou nunca mais voltam a fazer negócio com a empresa.

Além disso, um levantamento da Harvard Business Review mostrou que 46% dos consumidores que tiveram um atendimento ruim contaram essa experiência para 10 pessoas ou mais. Ou seja, esse tipo de experiência pode ser extremamente prejudicial para a imagem do seu negócio.

Por isso, o vídeo atendimento surge como uma alternativa para tornar o contato com o cliente mais interativo e eficiente.

Mas afinal de contas o que é vídeo atendimento?

Antes de falarmos sobre como implementar esse tipo de solução no seu empreendimento, vamos explicar o que é vídeo atendimento. Basicamente, ele é o atendimento ao cliente via videoconferência.

Se comparado a outros canais de SAC, como o chat, essa tecnologia é relativamente nova. Contudo, ela já tem gerado excelentes resultados além de proporcionar várias vantagens.

Segundo um levantamento da CustomerCare, cerca de 2 bilhões de minutos de chamadas via Skype são feitos diariamente. Além disso, pelo menos 36% dos consumidores já esperam ter suporte via vídeo.

Esse tipo de solução é extremamente eficaz, pois, traz várias vantagens para o seu negócio, tais como:

  • Humanização do atendimento, o que acaba estreitando os relacionamentos com os consumidores;
  • Fortalecimento da identidade da marca;
  • Variedade de recursos que podem facilitar a resolução de problemas, como envio de arquivos e compartilhamento de tela;
  • Otimização do suporte, uma vez que o colaborador pode visualizar possíveis problemas e defeitos em produtos ou serviços;
  • Entre outras vantagens.

Esses são apenas alguns dos benefícios que tornam esse novo canal de SAC tão eficaz.

Como implantar o vídeo atendimento no seu negócio?

Agora que você já sabe que é vídeo atendimento, vamos te mostrar como é possível implantar esse tipo de solução no seu negócio, através de alguns recursos tecnológicos.
Programa de videoconferências

Uma das coisas mais importantes para conseguir prestar suporte via vídeo é investir em um programa de videoconferências empresarial. Existem algumas alternativas domésticas gratuitas no mercado, mas que não são adequadas para essa finalidade.

Isso porque, o seu colaborador precisará de vários recursos diferenciados para atender o cliente. Um deles é o controle remoto da tela, para conseguir solucionar possíveis problemas.

Atualmente os dois programas do gênero mais indicados são o ZOOM e o Skype For Business.

Espaço adequado

Para prestar suporte via vídeo a sua empresa também precisa investir em um espaço adequado. Se você colocar os seus colaboradores em um ambiente cheio de poluição visual e auditiva, irá transmitir uma imagem negativa para os seus clientes.

Por isso, invista na adaptação de um espaço próprio para o atendimento, assim como acontece no telemarketing.
Equipamentos de transmissão de áudio e vídeo

E claro que não há como você fornecer esse tipo de SAC para o cliente sem ter equipamentos de transmissão de áudio e vídeo adequados. Aqui também é importante ressaltar que a sua empresa não pode usar periféricos domésticos, pois, eles não atender as necessidades desse tipo de atendimento.

É necessário investir em aparelhos que façam a transmissão em HD, e, de preferência, que tenham recursos para bloquear ruídos. Principalmente se você vai criar um espaço de atendimento com vários colaboradores.

Agora que você sabe o que é vídeo atendimento e como implantar esse tipo de suporte no seu negócio, não deixe de entrar em contato com a WeTalk.it. A empresa é especializada em comunicação integrada e poderá te dar todo o auxílio necessário.

Posts recentes

Deixe um comentário