Como montar a sala de videoconferência ideal?

16 de novembro 2018

Para ter um ambiente adequado e que atenda as necessidades do seu negócio, é necessário investir em recursos e equipamentos tecnológicos que estejam a altura de atender sua demanda com rapidez e qualidade.  

Muitos empreendedores acham que um espaço para videoconferências só exige webcam e alto-falantes. Mas acredite, montar um espaço para videoconferência não é tão simples assim.  

Se você realmente deseja contar com uma sala de videoconferência que permita uma comunicação sem interferências, bem como a troca de informações de maneira rápida e eficiente, são necessários periféricos e softwares específicos.  

Caso contrário nenhum dos participantes realmente conseguirá ter acesso à transmissão e trocar informações da forma que se espera.  

Nesse post, reunimos algumas informações importantes sobre quais investimentos são necessários para montar uma sala de videoconferência de qualidade. Confira! 

Descubra no que deve investir para ter uma sala de videoconferência profissional 

Quando o assunto é sala de videoconferência, a primeira coisa que você precisa pensar é no porte do espaço. Isso porque, as soluções para uma sala que comporta até 10 pessoas são totalmente diferentes para um que comporta até 50 pessoas.  

E as diferenças não envolvem apenas os periféricos, mas também os softwares utilizados.  

Sendo assim, antes de pensar em criar uma sala de videoconferência, veja quais são as necessidades do seu negócio e o espaço disponível. Com base nisso será mais fácil escolher os melhores recursos para a sua empresa contar com um bom espaço para videoconferência.  

Além disso, também existem alguns pontos que você precisa levar em conta ao criar esse tipo de ambiente colaborativo. Confira abaixo alguns deles: 

Sistema de videoconferência 

A primeira coisa que você precisa pensar é no tipo de sistema que você deseja implantar na sua sala de videoconferência. Isso porque, existem tanto modelos fixos, como portáteis e moduladores.  

Para garantir uma excelente experiência de videoconferência, o seu sistema precisa contar com uma webcam de alta qualidade, um sistema de som potente e microfones que consigam comportar mais que um falante. Para espaços de grande porte, o Polycom Group 310 é uma excelente opção.  

Isso porque, além de transmitir imagem em HD full motion, conta com transmissões duplas em 1080p60/1080p30 de pessoas e conteúdo, ajudando a eliminar as restrições ao compartilhar a distância. O sistema de videoconferências também deve permitir transmissões através de dispositivos móveis, até mesmo para garantir uma maior facilidade na comunicação e também na troca de informação.  

Softwares  

Além de periféricos de qualidade, você também precisa investir em um software adequado. Existem algumas opções gratuitas no mercado, mas, que não são adequadas para o meio corporativo, pois não tem funcionalidades que permitam qualidade na transmissão.  

Se você quer ter uma sala de videoconferência realmente completa, então invista em um software próprio para empresas, como é o caso do Skype For Business.   Esse é um programa voltando justamente para empreendimentos de diferentes portes.  

Ele permite que você faça reuniões ilimitadas, ao mesmo tempo em que também disponibiliza o compartilhamento de conteúdos e tela.  

Tela 

Quando falamos em sala de videoconferência, também é importante lembrar-se da importância da tela onde a transmissão será realizada. Ela precisa ser de qualidade, para possibilitar que todos os participantes consigam visualizar os conteúdos sem qualquer tipo de objeção.  

Atualmente no mercado já existem telas inteligentes que permitem, inclusive, que você interaja durante a transmissão, a partir da tela, sem a necessidade de se deslocar até o computador.  

Solução de integração de áudio  

Você também não pode esquecer que a sua sala de videoconferência precisará de uma solução integrada de áudio de telefones. Assim, você maximizará a qualidade da voz transmitida na videoconferência. O que facilitará o entendimento de tudo o que for trabalhado nesse espaço por parte dos seus colaboradores. 

Uma boa alternativa é o SoundStation IP 7000. Essa estação faz a integração completa de telefones e microfones, trazendo mais facilidade para as videoconferências.  

Essas são apenas alguns dos aspectos que você precisa pensar em relação a um espaço de colaboração.  

Dessa forma preciso ter em mente que existe uma grande variedade de soluções para sala de videoconferência disponível no mercado. Logo, é necessário pensar com calma, bem como contar com suporte profissional para que você faça a melhor escolha para o seu negócio.  

Entre em contato com a WeTalk.it agora mesmo e solicite o seu orçamento. Teremos o prazer de te ajudar.  

Posts recentes

Deixe um comentário