Como fazer uma videoconferência interativa?

15 de fevereiro 2019

A videoconferência interativa é uma excelente alternativa para empreendedores que desejam melhorar a comunicação dentro de suas empresas. Através dela, é possível aproximar equipes e até mesmo aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

Com esse tipo de recurso sendo implementado na empresa, os colaboradores poderão alinhar suas ações, compartilhar informações e interagir, mesmo estando fora da companhia.

Se você é um gestor que gosta de acompanhar o desenvolvimento de projetos e metas, então a videoconferência acaba se tornando uma ótima opção para investir.

Contudo, para fazer uma videoconferência interativa de qualidade é importante colocar em prática algumas dicas importantes. São elas que irão garantir a qualidade da transmissão e a execução de uma comunicação mais eficiente na sua empresa.

Confira nesse post algumas dicas e descubra como fazer uma videoconferência interativa e de qualidade no seu empreendimento.

Para fazer uma videoconferência interativa é preciso contar com equipamentos adequados

Se você deseja realizar videoconferências interativas de qualidade, uma das dicas que precisa seguir é contar com os equipamentos certos para isso.

Muitos gestores acreditam que para uma boa videoconferência interativa é preciso apenas de alguns recursos como uma boa câmera e um microfone.

Porém, é necessário investir em periféricos específicos que sejam compatíveis com esse tipo de tecnologia e que ofereçam uma excelente experiência para toda a equipe. Apenas dessa forma, é possível ter a qualidade de som e imagem adequados para uma comunicação inteligente.

O Polycom Group 310, por exemplo, consegue atender empreendedores que contam com equipes geograficamente separadas. Um dos seus diferenciais é o seu design compacto, que permite que ele também tenha aplicações móveis. Ou seja, você pode usá-lo em diferentes salas.

E a sua eficácia aumenta se for utilizado com o Polycom Pano. Ele é um periférico de compartilhamento interativo que vai otimizar suas videoconferências. Isso porque ele permite que você adote uma tela touch, e faça o compartilhamento com até 4 usuários, de forma simultânea.

Automaticamente quando você entra na sala ele te convida a conectar o seu dispositivo móvel. Você não precisa de qualquer tipo de cabo ou app. Tudo é feito via Bluetooth. Além disso, com o app do Pano você pode fazer anotações sobre o conteúdo apresentado.

E tudo isso é feito com total segurança, pois o fluxo de mídia é totalmente criptografado.

Use um bom aplicativo de videoconferências

Para que você consiga realizar a sua videoconferência interativa com tranquilidade e eficácia, também é necessário investir em um bom aplicativo. É por meio de bons apps que você poderá ter uma experiência de compartilhamento melhor, e que torne as reuniões mais assertivas.

Atualmente, existem no mercado duas soluções do gênero que se destacam.

A primeira delas é o Skype For Business, que traz uma série de recursos de compartilhamento de arquivos e uso de apps de terceiros. Aproveite para conferir também o post sobre a Microsoft Teams e saiba mais sobre essa ferramenta em ascensão que tem tudo para substituir o Skype for Business no mercado corporativo.

A segunda é o ZOOM, um aplicativo também voltando para quem deseja realizar videoconferência interativa. Um dos diferenciais dele é a possibilidade de realizar grandes transmissões, para ambientes maiores, mas, mantendo a qualidade.

Adeque o ambiente

O ambiente em si também precisa ser adequado para a videoconferência interativa. Muitos empreendedores tendem a realizar suas reuniões em qualquer espaço, o que pode prejudicar a comunicação.

Por exemplo, escolher um local com muitos ruídos é algo que pode prejudicar a interação entre os participantes. Mesmo que os periféricos tenham filtros de ruídos, os integrantes da reunião poderão ter dificuldades de escutar o que está sendo dito.

Além disso, o local também precisa permitir que todos consigam se concentrar na videoconferência interativa. Sem que sejam interrompidos durante a conversa.

Qualidade da internet

A qualidade da internet também é um aspecto importante para a realização de uma videoconferência interativa. Não adianta você ter os melhores periféricos e aplicativos, se a sua internet não consegue transmitir os dados com qualidade.

Isso pode gerar uma grande estabilidade na conversa, e até mesmo “derrubar” a transmissão.

Logo, é necessário avaliar se o seu pacote de internet é o suficiente para comportar videoconferências, bem como outros acessos em aparelho. Afinal de contas, o seu negócio continuará a funcionar enquanto você ou algum colaborador participa da conversa.

Compartilhamento de arquivos

Outro aspecto importante da videoconferência interativa é que ela permita o compartilhamento de arquivos. Durante a conversa, os participantes precisam ter essa liberdade de enviar e receber documentos.

Essa comunicação permitirá que a troca de informações ocorra de forma mais fluída, dessa forma não há necessidade de outras plataformas que acabam atrasando todo o processo, como o e-mail.

O ideal é que a sua plataforma também permita compartilhamento de telas, e até mesmo acesso remoto. Tudo isso irá agregar a experiência como um todo.

Quer saber mais sobre como ter tudo o que precisa para realizar uma videoconferência interativa? Entre em contato agora mesmo com a WeTalk.it e saiba mais!

Posts recentes

Deixe um comentário