Comunicação

ESG e tecnologia: conheça ferramentas que prometem revolucionar a tendência em 2024

COMPARTILHE

ESG, sigla para "Ambiental, Social e Governança", representa um modelo de gestão que prioriza esses aspectos em decisões estratégicas. Além do lucro, a empresa deve impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade para assegurar sua sustentabilidade e reduzir riscos financeiros.

A pandemia de covid-19 não foi a única instância recente de riscos não financeiros gerando impactos significativos na vida e na economia. Basta considerar os desastres cada vez mais frequentes associados ao aquecimento global, como as ondas de calor que aconteceram no Brasil em 2023. O Fórum Econômico Mundial prevê que as mudanças climáticas podem diminuir o Produto Interno Bruto global em até 18% até 2050.

ESG e tecnologia: ferramentas que prometem revolucionar a tendência em 2024

O mercado de carbono, por exemplo, destaca a importância crucial da tecnologia nessa mudança. Sua função vai além de sugerir formas de diminuir emissões, estendendo-se à medição transparente e legítima de resultados.

 A agilidade é uma vantagem adicional desse contexto, mencionando o 5G, a mais recente faixa de transmissão implementada no Brasil em julho de 2023, presente em cinco capitais, espera-se um impulso significativo.

Essa tecnologia possibilitará o aumento do uso de drones, câmeras inteligentes, ferramentas de colaboração e sensores conectados, acelerando processos logísticos e de monitoramento.

Isso não só otimiza atividades empresariais e laborais, mas também contribui para a redução das emissões de CO2.

A mudança é para todos

A implementação de ferramentas que estejam de acordo com as características do ESG é para todos.

Empresas de menor porte têm acesso a aplicativos, sites e plataformas para aderir à tendência.

A aquisição de ferramentas de colaboração, como as apresentações sem fio, também é um investimento estratégico que impulsiona a produtividade em equipes remotas, destacando-se como um excelente exemplo de tecnologia alinhada à tendência ESG.

Essas soluções não apenas facilitam a comunicação e o compartilhamento de recursos, mas também promovem uma gestão eficiente de projetos, fomentando a coparticipação à distância de maneira sustentável.

Ao integrar tecnologia e práticas socioambientais, as ferramentas de colaboração não apenas beneficiam a produtividade, mas também contribuem positivamente para as dimensões ambiental, social e de governança.

A principal barreira para o progresso do ESG, muitas vezes, reside na mentalidade das pessoas, influenciada por culturas estabelecidas, resultando em decisões que nos distanciam de um modelo de trabalho mais flexível e sustentável.

Posts relacionados

Conheça nossas soluções

A Wetalk.it fornece soluções de comunicação avançadas que se adequam às necessidades e momentos do seu negócio!

conhecer soluções