Gestão e Colaboração

Transformação Digital: quais serão os desafios dos líderes em 2024?

COMPARTILHE

Os líderes de TI em 2024 possuem um objetivo duplo – cultivar a inovação orientada para resultados e otimizar o investimento tecnológico.

Neste contexto, a gestão disciplinada do conhecimento em tecnologia, a consolidação das plataformas em nuvem e das ferramentas de colaboração estarão entre os principais desenvolvimentos para 2024. Continue lendo para entender mais sobre quais serão os principais desafios dos líderes neste ano.

1. Manter o foco acentuado no investimento em inovação

Os CIOs avaliarão cuidadosamente os candidatos a investimentos em tecnologia, concentrando-se nos projetos com maior probabilidade de produzir resultados rápidos e tangíveis.

2. Modernizar o acesso aos dados

Seja usando ferramentas de tecnologia de front-office para aprimorar a experiência do cliente. Ou aproveitando o planejamento de recursos empresariais (ERP) baseado em nuvem para escalar globalmente.

Empregar instâncias privadas e seguras de grandes modelos de linguagem para impulsionar a produtividade e alimentar modelos de negócios generativos baseados em IA. Cada empresa tem sua própria lista de prioridades tecnológicas.

Segundo a pesquisa Pulse da PwC, de agosto de 2023, os CIOs classificaram os desafios de dados como um dos principais obstáculos para entregar com sucesso a transformação do modelo de negócios.

E ainda segundo a pesquisa, 47% dos CIOs estão priorizando a transformação de suas plataformas de dados para impulsionar o crescimento dos negócios.

3. Escalar o uso da IA para novos modelos de negócios

Como líder de tecnologia, você provavelmente estará tentando se atualizar sobre o uso da IA em sua empresa.

Os ganhos exponenciais de produtividade podem ser suficientemente significativos para aumentar os lucros a curto prazo, ao mesmo tempo que permitem novos modelos de negócio — por exemplo, hiper personalização para cada cliente.

Uma abordagem transformadora sobre o uso da IA está enraizada na confiança, considerando a estratégia, a governação e as práticas contínuas. 

Ela também dá prioridade à transformação da força de trabalho e ao envolvimento dos funcionários na transformação da empresa para redefinir a sua própria rotina e desenvolver novas competências.

Cada vez mais, as estratégias do uso da IA vão considerar objetivamente o impacto da sustentabilidade e irão otimizar os ganhos de produtividade juntamente com a utilização de carbono.

4. Criar uma cultura de trabalho forte

Uma das vantagens de toda a incerteza que as empresas enfrentam é a crescente capacidade de encontrar talentos.

Porém, mais do que apenas agregar excelentes funcionários, os líderes de TI devem garantir que estão criando uma cultura de trabalho positiva e respeitosa que beneficie seus liderados e os objetivos da empresa.

Modelos de trabalho variados (no escritório, híbrido e totalmente remoto), aumentam a satisfação, o envolvimento e a retenção no dia a dia, mas desafiam ainda mais a capacidade dos líderes de TI de estabelecer e manter uma cultura vencedora.

A chave para manter uma forte cultura de trabalho inclui líderes que lideram de forma eficaz com ferramentas de colaboração apropriadas em todos os modelos de trabalho.

Posts relacionados

Conheça nossas soluções

A Wetalk.it fornece soluções de comunicação avançadas que se adequam às necessidades e momentos do seu negócio!

conhecer soluções