Como elevar a integração da sua equipe com estas 4 ideias poderosas

6 de setembro 2018

Qualquer negócio, independentemente do nicho de atuação ou do porte, precisa contar com uma equipe de colaboradores atuando de forma integrada. Isso porque, manter um time sincronizado, torna possível não só o aumento da produtividade, como também favorece a obtenção de bons resultados no ambiente corporativo. Por isso, contar com algumas ideias para aumentar a integração na equipe é muito importante.

Com o avanço das tecnologias e até mesmo o surgimento de novos métodos de atuação dentro do ambiente de trabalho, é possível melhorar essa dinâmica entre os funcionários.

Se você deseja saber como aumentar a integração da sua equipe, então continue lendo esse post e descubra como promover essa integração e usa-la a favor da sua empresa.

Coloque em prática essas 4 ideias para aumentar a integração do seu time

A Era Digital trouxe uma série de mudanças para o mercado. Hoje em dia, os avanços tecnológicos estão ocorrendo rapidamente e as empresas que não conseguirem seguir este ritmo com certeza ficarão para trás.

Novas ferramentas e ideias que se destinam a otimizar processos, potencializar a eficiência dos funcionários, garantir um melhor treinamento para os colaboradores, dentre outras mudanças, vem transformando antigas companhias em empreendimentos modernos e gerando novos líderes de mercado.

E quando se fala em integração de equipes no ambiente corporativo, essa realidade não é diferente. Para manter uma comunicação eficiente, o uso de plataformas digitais, bem como outras ferramentas, acaba se tornando essencial para garantir essa integração e assim melhorar os resultados gerados por sua empresa.

Mas, para que isso aconteça, é preciso adotar as ideias certas. Pensando nisso reunimos nesse post as 5 melhores ideias para você garantir que a sua equipe trabalhe de forma integrada. E a primeira delas é:

1.      Hardwares para manutenção de rede

Como boa parte das interações corporativas hoje em dia envolve a rede, contar com soluções que ofereçam uma infraestrutura de rede adequada e que permitam uma comunicação totalmente livre de falhas e interrupções é fundamentam para uma melhor integração entre os colaboradores de uma companhia.

Por isso, invista em hardwares de alto desempenho e posicione corretamente os produtos de acesso a rede a esses hardwares, ou seja, do Switches de acesso ao Data Center. Somente dessa forma, é possível manter não só a sua equipe, mas toda a sua empresa trabalhando de forma integrada.

2.      Ferramentas de Áudio e videoconferências

As ferramentas de áudio e videoconferência também são excelentes soluções para melhorar a comunicação da equipe e mantê-la atuando de forma integrada.

Você como gestor pode adotar, por exemplo, o uso do Skype for Business para realizar reuniões, fazer treinamentos, dentre outros processos que necessitam de uma boa comunicação em áudio e vídeo, otimizando assim a interação entre os diferentes polos da sua empresa.

Além disso, também é possível buscar soluções de vídeo mais intuitivas, que sejam compatíveis com os padrões do Skype for Business, como soluções de vídeo HD e recursos que permitam o compartilhamento remoto de conteúdo, para criar uma excelente experiência de comunicação para a sua equipe.

Adotando soluções como estas, é possível realizar reuniões e encontros por áudio e videoconferência, o que vai dar mais agilidade nas tomadas de decisão, auxiliando dessa forma a vencer a barreira de tempo e distancia que normalmente comprometem o fator integração no ambiente corporativo.

Vale ressaltar que tão importante quanto buscar por estas soluções, é se certificar de que elas são bem representadas no mercado.

Atualmente, marcas como a Aver e a Polycom, por exemplo, são fabricantes que oferecem boas opções na categoria de videoconferência que conseguem levar a comunicação visual a outro nível, auxiliando pessoas a se comunicarem melhor e com excelência.

3.      Comunicação integrada

Os sistemas de comunicação integrada também representam uma das ideias para aumentar a integração dentro das empresas. Ela corresponde a um conjunto de estratégias que integram a comunicação interna com a comunicação externa, visando o alcance de um objetivo comum.

Como exemplos, podemos citar a implementação de Gatways e Sbc de alta potencia na rede, o uso de Headsets e Speakers para otimizar a comunicação de voz, ou outras soluções que possam centralizar todos os canais da empresa, diminuindo o índice de erros derivados de informações e dados incorretos.

Além destas, existem outras maneiras de praticar a comunicação integrada, ficando a cargo da empresa aplicar o método que seja mais adequado para garantir uma melhor integração do seu time.

4.      Pontos de acesso sem fio

Tão importante quanto implantar soluções de áudio e vídeo para estabelecer uma comunicação mais eficiente dentro da empresa, é usar recursos que possam maximizar o desempenho destes recursos em um ambiente Wi-Fi.

Por isso, existem algumas soluções no mercado, como os acess points, que permite a detecção de dispositivos móveis e usuários na rede, de forma rápida e eficaz.

Dessa forma, qualquer colaborador pode ser localizado e encontrar o que precisa na rede da companhia, possibilitando uma troca de informações mais ágil e uma comunicação mais eficiente.

Implementando estas ideias na sua empresa, com certeza a sua equipe passará a trabalhar de forma integrada, estabelecendo uma comunicação mais eficaz e que certamente irá se refletir não só na produtividade, mas também nos lucros do seu negócio.

Posts recentes

Deixe um comentário