Entenda como fazer entrevistas de emprego utilizando a videoconferência

15 de março 2019

A tecnologia é algo que chegou para ficar e faz parte de nossa vida cotidiana. Seja para descobrir a temperatura ou chamar, de forma rápida, um transporte. E no ramo da gestão de pessoas não é diferente.

Atualmente, existem diversas soluções úteis na hora de conduzir uma entrevista online. Afinal, tão importante quanto o currículo é uma conversa para entender os diferencias de cada indivíduo.

Neste contexto, nada como fazer uma videoconferência durante o processo de seleção. Desde pequenas a grandes empresas brasileiras já vem investindo nessa ferramenta para encontrar profissionais de diversas localidades para somar em seu negócio.

Como fazer videoconferência?

Apesar de estar se tornando cada vez mais popular no país, nem todo possuem intimidade com esse tipo de entrevista. Pensando nosso, separamos algumas dicas para facilitar a condução de videoconferências durante entrevistas.

O conteúdo a seguir foi desenvolvido objetivo de auxiliar tanto profissionais de gestão de pessoas quanto indivíduos que buscam por nova recolocação profissional. Confira:

  1. Agende um horário

Esse é um procedimento que também está presente nas entrevistas pessoais. Afinal, é importante que ambas as partes estejam cientes e livres de outros compromissos.

  1. Reserve um ambiente

Um das principais dicas de como fazer uma videoconferência é buscar um lugar calmo. Pode ser tanto uma sala de reuniões empresariais ou uma sala vazia em casa. O importante é estar livre de distrações, ruídos ou interrupções. Em empresas, deve-se realizar a reserva antecipadamente para evitar atrasos e imprevistos, dessa forma transmite-se a seriedade e confiabilidade necessária.

  1. Programe-se e teste o equipamento

Para garantir o sucesso de como fazer uma videoconferência é imprescindível confirmar com o entrevistado o horário e forma de se conectar. Além disso, previamente deve-se testar as ferramentas como:

  • Som;
  • Microfone;
  • Câmera;
  • Conexão com internet.
  1. Deixe somente o que essencial aberto

Manter muitas abas no computar aumenta a probabilidade de se receber notificações indesejado durante a entrevista. Além disso, dependendo do que estiver aberto, pode impactar diretamente na velocidade de sua internet. Consequentemente na qualidade da conversa em vídeo.

Dessa forma, durante o processo seletivo deixe aberto apenas o que for essencial e utilizado durante a videoconferência.

  1. Tome cuidado com o visual

Tão importante quanto saber como fazer uma videoconferência é cuidar do visual durante a entrevista. Sabemos que a imagem será mostrada apenas da cintura para cima. É justamente dessa forma que você deve focar sua atenção.

Neste sentido, vista-se com um traje que se adeque ao cargo e empresa pretendida. Evite usar pijamas e roupas despojadas demais para apostar em um visual mais formal com cabelos alinhados.

  1. Ah! O login

A última, mas não menos importante dica de como fazer uma videoconferência é: Escolha um login adequado!

É ideal ter uma conta exclusiva para contatos profissionais. Dessa forma, é possível evitar pequenos constrangimentos durante a videoconferência.

  1. Escolha um boas soluções de videoconferência

Dentre as principais soluções para realizar de videoconferência em processos seletivos podemos destacar:

  • Polycom Trio: Sistema que integra telefones para videoconferência.
  • Polycom Group: Solução que proporciona reuniões com melhor desempenho de áudio.
  • Polycom Debut: Um sistema para videoconferência em nível empresarial.

Quer saber mais sobre como ter tudo o que precisa para realizar uma videoconferência em processos seletivos? Entre em contato agora mesmo com a WeTalk.it e saiba mais!

Posts recentes

Deixe um comentário