Criatividade e inovação: como estimular seu time pensando fora da caixa

14 de fevereiro 2020

Há muito tempo que as empresas estão deixando de seguir modelos verticais e engessados de gestão, onde ninguém tem espaço para propor ideias novas. As empresas que ainda não perceberam isso estão deixando de aprender muito com seus colaboradores. 

Mesmo aqueles que trabalham em funções operacionais podem agregar muito para suas equipes. Assim, precisam ser encorajados a desenvolver sua criatividade. Para as pessoas que ocupam cargos de análise ou gestão, isso é ainda mais verdadeiro. Processos mais eficientes, novas ferramentas de gestão e melhorias no atendimento ao cliente são apenas algumas das ideias que podem surgir em dinâmicas que estimulem a criatividade e inovação. 

 

As vantagens de estimular criatividade e inovação na empresa:

Mas as vantagens de proporcionar um ambiente criativo em sua companhia vão muito além do que citamos acima. A seguir, seguem mais algumas: 

  • Os colaboradores se sentem mais estimulados para desempenhar suas funções;
  • O ambiente de trabalho se torna mais amistoso, incentivando a colaboração entre as equipes;
  • Com isso, a rotatividade na equipe e os custos com contratação diminuem.

Mas, afinal, o que são criatividade e inovação?

Antes de tudo, é importante observar como esses conceitos estão intimamente ligados. A inovação não apenas é importante, mas é algo indispensável para a sobrevivência e o crescimento de qualquer empresa. Que o diga a Kodak, por exemplo, que faliu por e preferir manter-se no negócio de filmes para fotografia analógicas, recusando a inovação da câmera digital até que fosse tarde demais. 

Inovar é pensar além do convencional para a empresa. Isso envolve decisões difíceis, que precisam ser bancadas pela gestão da companhia. Por vezes, as apostas não renderão os resultados esperados. Mas arriscar é o único modo de inovar e inovar é a única forma de crescer de verdade. Mais um exemplo: por mais que Steve Jobs e sua equipe tivessem feito centenas de pesquisas, eles não tinham como ter 100% de certeza de um produto inovador como iPhone iria fazer sucesso, não é mesmo? Mesmo assim, arriscaram e colheram os frutos da inovação. 

Contudo, para que a inovação aconteça é essencial que exista também a criatividade. Ela consiste em relacionar conceitos aparentemente desconectados ou, então, olhar para as mesmas questões por um ângulo diferente do usual. Você há de concordar que, para que os colaboradores consigam fazer isso, é necessário um ambiente que propicie a criatividade, não é mesmo? Isso nos conduz para nosso próximo tópico. 

3 passos essenciais para estimular a criatividade e inovação na sua empresa

01. Incentive a busca por conhecimento

Você já ouviu a frase “nada se cria, tudo se transforma”? Ela pode muito bem ser aplicada à criatividade, afinal ela não é um dom que surge do nada, mas sim das referências que a pessoa têm. Portanto, o primeiro passo é incentivar seus colaboradores a estudarem cada vez mais. 

Para isso, você pode adquirir cursos na sua área de atuação – há muitos cursos online gratuitos! – e permitir que seus colaboradores tenham algumas horas de trabalho por semana para fazê-los. Além disso, você pode criar uma biblioteca da empresa, que todos possam consultar.

02. Crie um ambiente colaborativo

Outra frase que se aplica muito bem a esse contexto: “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Imagine, então, quantas propostas incríveis podem surgir se você somar os talentos de toda a sua equipe! Sendo assim, nossa segunda recomendação é estimular a colaboração entre profissionais.

Por exemplo: quando surgir um novo desafio na sua empresa, em vez de designar apenas uma pessoa para resolvê-lo, que tal fazer uma reunião de brainstorm com mais pessoas?

03. Recompense a criatividade

Não adianta querer estimular a criatividade e inovação na sua equipe se você não seguir essa dica, não é mesmo? Mas recompensar a criatividade vai além de oferecer bônus ou promoções para quem dá boas ideias. 

Isso envolve também ser receptivo às opiniões dos colaboradores e elogiar seus esforços. Caso uma ideia não seja tão boa ou não seja possível implementá-la, evite dizer não de bate-pronto. Procure orientar como a pessoa pode melhorar a proposta ou explique porque não é possível implementá-la. O colaborador precisa sentir que a gestão da empresa dá importância para suas sugestões. 

Como dissemos no início, todos os colaboradores podem contribuir para uma empresa mais criativa e inovadora, mesmo aqueles que desempenham funções operacionais. Para isso, sua companhia deve oferecer um ambiente propício e as dicas acima podem contribuir muito nesse sentido. 

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