Como usar o vídeo para criar uma cultura de colaboração na sua empresa?

14 de dezembro 2018

A cultura de colaboração representa um modelo de gestão que tem crescido bastante no meio empresarial, especialmente com a consolidação da importância das pessoas dentro das organizações. E também porque muitos gestores entendem que o trabalho em equipe pode gerar resultados cada vez melhores para o empreendimento.

Agora, em um momento onde cada vez mais empresas optam por manter seus colaboradores em Home Office, desenvolver esse “espírito” de colaboração pode parecer uma tarefa difícil.

Contudo, as soluções em vídeo podem auxiliar, e muito, nesse sentindo. Confira nesse post como você, enquanto gestor, pode usar o vídeo para desenvolver uma cultura colaborativa na sua empresa.

O papel do vídeo para a criação de uma cultura de colaboração

O vídeo é um recurso tecnológico que tem um papel fundamental na criação da cultura de colaboração dentro das empresas. Investir nesse tipo de solução pode auxiliar o seu negócio em vários aspectos, tais como:

Melhora a sintonia entre equipes

Para que a sua empresa realmente consiga obter excelentes resultados, bem como diminua o índice de falhas e perdas, as equipes precisam trabalhar em sintonia. O departamento de marketing, por exemplo, precisa estar alinhado ao financeiro.

Como nem sempre é possível que todos os colaboradores envolvidos nesses setores estejam reunidos no mesmo lugar, soluções em vídeo como a videoconferência podem ajudar. Através dela, as equipes conseguem fazer reuniões periódicas para manter o seu alinhamento, mesmo estando em lugares diferentes.

Profissionais capacitados colaboram mais

O vídeo também pode auxiliar na criação de uma cultura de colaboração no sentindo de ser uma ferramenta de capacitação. Os treinamentos em vídeo são uma ótima alternativa para capacitar os funcionários.

Com a especialização dos membros da equipe, você está criando profissionais mais preparados para ajudar em diferentes aspectos dentro do seu negócio. Além disso, ao usar o vídeo no processo de capacitação da sua equipe, você está reduzindo os custos do seu negócio. Isso porque não será necessário deslocar todos os colaboradores até um local específico de treinamento, ou, trazer um profissional até a sua empresa.

Aumento da produtividade

Outro ponto que mostra como vídeo pode ajudar no desenvolvimento da cultura de colaboração é o fato dele aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Isso porque ele consegue otimizar uma série de processos, além de reduzir despesas.

Com a videochamada, por exemplo, um gestor poderá orientar a equipe de longe. Ele não precisará modificar toda sua rotina nem a dos colaboradores para passar as orientações necessárias.

Além disso, existem softwares de vídeo que permitem o compartilhamento em tempo real de arquivos. Isso também irá melhorar a rotina corporativa, permitindo que todos tenham acesso a documentos importantes com apenas um clique, mas, de forma segura.

Torna a tomada de decisões compartilhadas mais fácil

A tomada de decisão de forma compartilhada é algo muito presente em vários departamentos de um negócio. E a cultura de colaboração se baseia justamente nesse compartilhamento. Acontece que reunir todos os colaboradores em um único espaço sempre que uma decisão precisar ser tomada envolve uma logística muito complexa.

Ao utilizar soluções em vídeo dentro do seu negócio, você também acaba otimizando essa questão. Com apenas alguns cliques será possível reunir desde a diretoria da empresa até os gestores de equipes.

Tudo isso tornará mais fácil o dia a dia do seu negócio, e irá fomentar ainda mais a cultura de colaboração dele.

Soluções em vídeo: Um investimento que vale à pena!

Investir em equipamentos de vídeo, seja para videoconferências ou treinamentos é uma excelente decisão. Levando em conta todas as vantagens acima, o retorno será muito positivo para o seu negócio.

Além de criar uma cultura de colaboração sólida, você ainda conseguirá otimizar uma série de tarefas e operações. Isso sem contar na questão de redução de custos como um todo no seu negócio.

Entre em contato com a WeTalk.it e veja como melhorar a colaboração dentro do seu

empreendimento através de soluções de vídeo.

Posts recentes

Deixe um comentário