Estrutura: Toda sala de reunião pode ser uma sala de videoconferência?

15 de agosto 2019

Pode parecer surpresa, mas nem toda sala de reunião pode ser uma sala de videoconferência. É necessário um pouco mais do que um espaço com cadeiras e mesas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam 

Quer saber mais sobre os requisitos necessários? Então esse artigo foi feito para você, continue a sua rolagem de tela! 

Por que nem toda sala de reunião pode ser uma sala de videoconferência? 

Nem todas as salas de reuniões são iguais, afinal de contas os métodos e espaços de uma empresa para outra variam bastante e com isso suas salas de reuniões. Se a sua sala de reuniões possui vazamento de ruídos, por exemplo, não será possível utilizá-la como sala para videoconferência.  

Afinal de contas os sistemas de videoconferência não param de evoluir, como por exemplo o Polycom Studio, que possui rastreamento de voz com enquadramento automático, para que todos saibam quem está falando.  

O que considerar em uma sala de reunião para que transformá-la em uma sala de videoconferência? 

Agora que você já sabe que nem toda sala de reunião pode ser uma sala de videoconferência é preciso saber os requisitos necessários para formar uma. Confira: 

Tamanho do espaço x número de participantes 

Como já mencionado brevemente, o espaço destinado para a sala de videoconferência é fundamental. Por exemplo, uma sala com capacidade para 50 pessoas, mas que será utilizada para videoconferência de até 5 pessoas tende a comprometer a qualidade da chamada.   

Isso se reflete no som através da propagação das ondas, na qual pode até mesmo gerar eco e dificultar a comunicação. Por mais que o sistema de videoconferência seja eficiente e as pessoas falem claramente, isso não ajudará na qualidade da chamada.  

O mesmo vale para o vídeo, sala grandes para grupos pequenos tendem a deixar o equipamento de videoconferência longe dos participantes. O que não entrega umas das principais características da videoconferência, que é a sensação de proximidade entre os participantes.   

É importante mencionar que o mesmo vale para salas pequenas X muitos participantes.  

Iluminação 

A iluminação pode ser uma grande aliada ou uma grande inimiga quando o assunto é vídeo em si. É fundamental encontrar o ponto certo sem deixar a sala muito clara ou muito escura, pois ambas características ficam acentuadas em vídeo e pouco profissionais.  

Então se sua sala não possui persianas, a luz natural pode atrapalhar. Assim como as cores da parede, pois refletem iluminação.  

Está pensando em transformar sua sala de reuniões em uma sala de videoconferência? A Wetalk.it é especialista em soluções para projetos de comunicação empresarial e pode te ajudar. Quer marcar um café conosco? Clique aqui!  

 

Posts recentes

Deixe um comentário