Tecnologia da informação: as principais áreas de atuação em TI

7 de fevereiro 2020

Quando falamos em áreas promissoras para seguir carreira, a tecnologia da informação é uma das que mais fazem brilhar os olhos de quem está procurando opções. A área de TI tem se tornado tão atraente que até mesmo quem já tem uma profissão está buscando formas de migrar para ela. 

Se você se enquadra em algum desses perfis, você já deve ter notado a tecnologia da informação é bastante ampla e existem muitas carreiras que você pode seguir dentro dela, certo? Por isso, nós criamos esse artigo: para ajudar você a estudar as possibilidades.

Primeiro, nós apresentamos as áreas essenciais de TI, aquelas que toda empresa precisa e, provavelmente, sempre terão vagas. Depois, listamos também as disciplinas mais promissoras, aquelas em que você deve ficar de olho e que podem se tornar um diferencial em um futuro próximo. 

Esse artigo também pode ser útil para gestores e empresários que estão procurando como estruturar a área de TI de suas empresas. Quais profissionais você precisa contratar por primeiro? Nesse post, você também pode se informar sobre isso.

As áreas de atuação essenciais em tecnologia da informação:

Suporte Técnico

Esse é o primeiro profissional de que uma empresa precisa quando pensamos em TI. Ele é quem garante que todos os equipamentos eletrônicos continuem funcionando. Assim, para trabalhar nessa função, a pessoa precisa entender de um pouco de tudo que envolve tecnologia da informação, desde o conserto dos computadores, redes e sistemas para quando a internet da empresa apresentar falhas, além de noções de programação, para auxiliar em casos de bug no sistema. 

Programação

Todo aplicativo, programa de computador ou sistema é criado por meio de códigos, feitos pelo profissional de programação.  Por isso, esses códigos precisam ser feitos com todo cuidado. Dessa forma, o programa funciona com o mínimo de falhas possível.

Para ser bem sucedido nessa área, o profissional precisa ser muito detalhista e também estudioso. Assim, existem muitas linguagens de programação, como Java, PHP ou Ruby, para citar apenas três. Por isso, o ideal é que você conheça tenha noções de várias, mas se especialize em uma delas, afinal é necessário se manter estudando sempre.

As áreas de atuação mais promissoras em tecnologia da informação

Segurança de dados

Essa é uma área que poderia ser considerada essencial. Mas ela foi incluída na lista de promissoras por um motivo: a preocupação com a invasão de dados das empresas nunca foi tão grande e tende a aumentar nos próximos anos. Sendo assim, investir nessa área é uma ótima dica para profissionais e gestores. 

Qualidade de software

A qualidade é essencial para qualquer projeto de TI, certo? A diferença é que mais e mais profissionais estão se especializando nessa área – e sendo procurados pelas empresas por isso!

Cloud Computing

A tecnologia da informação está se tornando menos baseada em equipamentos físicos e migrando para a “nuvem”. Assim, para servidores externos na internet Profissionais com a capacidade de planejar e executar projetos de processamento de dados na nuvem serão cada vez mais necessários. 

Ainda existem várias outras disciplinas promissoras dentro da tecnologia da informação que poderíamos citar – como a internet das coisas ou a administração de bancos de dados –, contudo essas são as que nós consideramos mais importantes para começar. 

Você concorda conosco? Se gostou desse artigo, clique aqui para acessar nosso blog e ler muitos outros conteúdos como esse. 

Posts recentes

Deixe um comentário